Jair Bolsonaro consegue grande vitória na véspera da eleição e TSE toma decisão inédita

PUBLICIDADE

A apuração da eleição presidencial começará a partir das 19h (horário de Brasília) deste domingo (28), logo depois de terminar a votação no Acre, estado que tem duas horas de diferença para a capital do país devido ao fuso horário.

Na véspera da votação, Jair Bolsonaro (PSL) e sua coligação conseguiram uma vitória histórica junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE): representantes de PSL e PT, partido de Fernando Haddad, poderão acompanhar a apuração de votos de dentro da sala-cofre do tribunal.

O pedido foi feito pelo presidente do PSL, Gustavo Bebianno, na sexta-feira. O partido de Bolsonaro pediu que a ministra Rosa Weber, presidente do TSE, autorizasse cinco representantes de cada partido a acompanhar a apuração de votos na sala-cofre.

Até agora, apenas técnicos e especialistas poderiam acompanhar a apuração. No pedido, o PSL alegou que “Um sistema de votação que afasta o cidadão da fiscalização compromete a confiabilidade, transparência e licitude do processo eleitoral e viola o princípio da cidadania, ante a impossibilidade material de se se conferir os votos, auditar a votação e acompanhar sua contagem e totalização, além de contrariar o princípio constitucional da publicidade e moralidade dos atos administrativos”, protocolou o partido.

Em entrevista ao site O Antagonista, o futuro ministro da Casa Civil, caso Bolsonaro vença as eleições, Onyx Lorenzoni comentou a vitória. “Vai ter fiscalização dentro da sala-cofre do TSE. Vitória da transparência e da democracia. Mais uma mudança que Jair Bolsonaro está fazendo no Brasil”, afirmou.

“O TSE nunca permitiu o acesso a esta área fundamental. E, democraticamente, Bolsonaro fez pedido de acesso para as duas coligações”, finalizou Onyx. O partido de Bolsonaro não divulgou quais os representantes que acompanharão a apuração.