Ibope aponta liderança de Haddad no segundo turno em São Paulo

PUBLICIDADE

No próximo domingo (28), milhões de brasileiros vão as urnas para definir o próximo presidente do Brasil. Ao longo da campanhas são feitas várias pesquisas para apontar quem será o eleito.

Jair Bolsonaro, candidato do PSL, constantemente está à frente de Fernando Haddad do PT, porém essa diferença vem caindo e o partido do ex-presidente Lula vem mostrando sua força ao longo dessa reta final de campanha. 

Neste segundo turno, Fernando Haddad conseguiu ultrapassar Bolsonaro nas intenções de voto em São Paulo. O candidato do PT possuí 51% dos votos válidos segundo a pesquisa realizada pelo Ibope. O capitão reformado do exército do PSL está com 49%. 

Porém a margem de pesquisa é de 3 pontos para mais ou para menos, fazendo com que os dois candidatos estejam tecnicamente empatados na capital paulista. O curioso é que no primeiro turno, Fernando Haddad havia sido massacrado por Jair no estado. Enquanto o PT obteve 19,7% dos votos paulistanos, Bolsonaro ficou com 44,58%.

Para se ter uma ideia, no interior paulista a diferença havia sido ainda maior, Bolsonaro obteve 71% contra 29% de Haddad. Juntando todo o estado, Jair ainda lidera com 64% contra 36% do petista. São Paulo é o maior colégio eleitoral do país. Só no interior são mais de 72,6%, ou seja 24 milhões. 

Na capital paulista são mais 9 milhões de eleitores, que representam 27,3%. Em 2014, quando a candidata do PT Dilma Rousseff foi eleita, ela perdeu para o então candidato do PSDB, Aécio Neves no estado. Enquanto a petista teve 37%, o tucano teve 63%.