Marina Silva declara voto em Fernando Haddad no 2º turno

PUBLICIDADE

Candidata à Presidência da República que recebeu votação inexpressiva no primeiro turno da eleição presidencial, Marina Silva (Rede) anunciou nesta segunda-feira (23) que votará em Fernando Haddad (PT) na disputa contra Jair Bolsonaro (PSL).

A ex-ministra e ex-senador emitiu nota para falar sobre voto. “Diante do pior risco iminente, de ações que, como diz Hannah Arendt, ‘destroem sempre que surgem’, ‘banalizando o mal’, propugnadas pela campanha do candidato Bolsonaro, darei um voto crítico e farei oposição democrática a uma pessoa que, ‘pelo menos’ e ainda bem, não prega a extinção dos direitos dos índios, a discriminação das minorias, a repressão aos movimentos, o aviltamento ainda maior das mulheres, negros e pobres, o fim da base legal e das estruturas da proteção ambiental, que é o professor Fernando Haddad”, afirmou Marina.

No primeiro turno, a candidata teve pouco mais de um milhão de votos e ficou atrás de nomes como Cabo Daciolo (Patriota). A queda de Marina, que recebeu 21 milhões de votos em 2014, se deve muito ao crescimento de Bolsonaro entre os evangélicos. Bolsonaro cresceu e Marina caiu vertiginosamente.

Pelo Twitter, Fernando Haddad agradeceu o apoio. “O voto de @MarinaSilva me honra por tudo que ela representa e pelas causas que defende. Nossa convivência como ministros foi extremamente produtiva e até hoje compartilhamos amizades de brasileiros devotados à causa pública. Esse reencontro democrático me enche de orgulho”, escreveu o petista.

Marina Silva construiu carreira política no Partido dos Trabalhadores, de onde saiu para o Partido Verde (PV) e depois para o seu próprio partido, a Rede, que corre o risco de deixar de existir devido à cláusula de barreira. Em todo o país, a Rede elegeu apenas um deputado federal.

O segundo turno das eleições presidenciais está marcado para o próximo domingo (28). Jair Bolsonaro aparece à frente nas pesquisas de intenção de votos.