Jair Bolsonaro chega a 64% dos votos válidos e lidera com folga

PUBLICIDADE

O segundo turno da eleição presidencial acontece no próximo domingo (28), e Jair Bolsonaro (PSL) está muito próximo de se tornar o novo presidente do Brasil, como mostram as últimas pesquisas divulgadas.

Nesta sexta-feira (19), o instituto DataPoder360 divulgou o novo levantamento, e Jair Bolsonaro aparece com 64% dos votos válidos contra apenas 36% de Fernando Haddad (PT).

Os votos válidos são aqueles dados a um dos candidatos, excluindo nulos, brancos e, no caso das pesquisas, aqueles que não sabem em que votar. O resultado oficial da eleição é apurado dessa forma.

No total de votos, Bolsonaro aparece com 57%, enquanto Haddad tem 31%. Nove por cento afirma que votará branco ou nulo. Três por cento não sabe em quem vai votar ou não respondeu à pesquisa.

Estes números deixam Bolsonaro com a faixa presidencial na mão, como o próprio candidato afirmou durante esta semana em conversa com repórteres. Especialistas são céticos em uma virada.

O levantamento do DataPoder360 mostra também que 95% dos eleitores de Bolsonaro têm certeza de que votará no candidato do PSL. Essa certeza deixa o ex-deputado federal em situação ainda mais tranquila na corrida presidencial. No caso de Haddad, 93% de seus eleitores votará com certeza nele.

O DataPoder360 realizou a pesquisa entre os dias 17 e 18 de outubro. Foram realizadas quatro mil entrevistas por telefone fixo e móvel em 413 cidades dos 26 estados mais o Distrito Federal. O registro na Justiça Eleitoral é BR-08852/2018. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.