SBT demite na Bahia única jornalista transexual da TV após ela apoiar candidato do PT

PUBLICIDADE

A TV Aratu, afiliada do SBT na Bahia, desligou do canal a primeira repórter transexual da TV. Alana Rocha foi informada de sua demissão pelo diretor de jornalismo, Matheus Carvalho, no dia 1 de outubro.

Segundo informações da própria jornalista, o motivo da sua saída foi seu posicionamento político, onde após ter gravado um vídeo apoiando o candidato ao governo da Bahia pelo PT, Rui Costa, e este vídeo ter sido usado pela campanha em propagandas eleitorais, foi entendido pelo canal como uma imagem da funcionária atrelada a política.

Em entrevista ao Bahia Notícias um dia após sua demissão, Alana revelou mais detalhes sobre a situação: “Na verdade, ontem não quis falar porque estava muito emocionada. Porém, realmente, quando Matheus Carvalho me chamou, ele alegou que o motivo foi a minha opinião política e o uso da minha imagem que apareceu na campanha de Rui. O diretor foi bem explicito que essa era a causa”.

Alana também contou que se sentiu injustiçada, por não ter sido avisada em momento algum pelo canal que não era permitido fazer ou participar de campanhas políticas. “Quando a empresa não me orienta a isso, acho injusto o posicionamento. Se eu estivesse infringindo alguma regra deles, mas não foi isso. A gente sabe que na Record, Globo é proibido fazer campanha, mas na Aratu nunca me passaram nada. Acredito que se estava errando, eles poderiam ter chamado a minha atenção…”.

Na TV Aratu ela fazia reportagens para o programa policial “Ronda”. Antes de entrar para o time da emissora, era conhecida no interior por manter um blog próprio em que falava sobre casos de polícia.

Acabou sendo convidada pelo canal do galinho para passar um período temporário, se destacou e foi efetivada na equipe de reportagem. Alana tem 37 anos e estava na Aratu desde abril de 2017. Até o momento a emissora não se pronunciou sobre a demissão de Alana.