in

Bolsonaro se aproxima de vitória no 1° turno, segundo IBOPE

Veja
Publicidade

Para ganhar a eleição no primeiro turno, o candidato político precisa de 50% dos votos válidos mais um, portanto a nova pesquisa IBOPE começou a considerar os votos válidos, mesmo sistema utilizado para calcular os votos nas urnas eletrônicas.

Isto é, calcular os votos válidos seria retirar da contagem os brancos e nulos, assim os mesmos não contam com uma porcentagem, ou seja, se Bolsonaro apresenta 32%, retirando os votos brancos e nulos, o mesmo apresenta 38%, conforme mostra a nova pesquisa IBOPE.

Considerando a margem de erro de dois pontos percentuais para baixo ou para cima, Bolsonaro pode chegar até 40% das intenções de votos válidos, portanto o mesmo teria a falta de somente 10% para conseguir ganhar as eleições presidenciais no primeiro turno.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Muito dos eleitores de Bolsonaro acreditam em uma transferência de voto na última hora, isto seriam os eleitores de Geraldo Alckmin e João Amoêdo percebendo que seus candidatos não tem chances de ganhar e acabarem votando em Jair Bolsonaro na última hora.

A pesquisa de votos válidos mostra Bolsonaro com 38%, Haddad com 28%, Ciro com 12%, Alckmin com 8% e Marina Silva com 4%, os outros candidatos tem pontuações menores à isso.

Assim como Bolsonaro cresce, Haddad e todos os outros candidatos crescem nos votos válidos.

Algo que complica Bolsonaro é a grande rejeição de 42%, já Haddad oscilou negativamente de 38% para 37%, Marina desceu de 25% para 23%, Alckmin de 19 para 17%

Foram entrevistados 3.010 pessoas e agora o IBOPE deve sempre lançar pesquisas atuais, pois a eleição se aproxima.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Bruno Avila

Escrito por Bruno Avila

Redator de futebol, política e famosos desde 2016. Hoje um dos redatores mais lidos do 1News Brasil. Fique à vontade para falar comigo: [email protected]