Bolsonaro se aproxima de vitória no 1° turno, segundo IBOPE

PUBLICIDADE

Para ganhar a eleição no primeiro turno, o candidato político precisa de 50% dos votos válidos mais um, portanto a nova pesquisa IBOPE começou a considerar os votos válidos, mesmo sistema utilizado para calcular os votos nas urnas eletrônicas.

Isto é, calcular os votos válidos seria retirar da contagem os brancos e nulos, assim os mesmos não contam com uma porcentagem, ou seja, se Bolsonaro apresenta 32%, retirando os votos brancos e nulos, o mesmo apresenta 38%, conforme mostra a nova pesquisa IBOPE.

Considerando a margem de erro de dois pontos percentuais para baixo ou para cima, Bolsonaro pode chegar até 40% das intenções de votos válidos, portanto o mesmo teria a falta de somente 10% para conseguir ganhar as eleições presidenciais no primeiro turno.

Muito dos eleitores de Bolsonaro acreditam em uma transferência de voto na última hora, isto seriam os eleitores de Geraldo Alckmin e João Amoêdo percebendo que seus candidatos não tem chances de ganhar e acabarem votando em Jair Bolsonaro na última hora.

A pesquisa de votos válidos mostra Bolsonaro com 38%, Haddad com 28%, Ciro com 12%, Alckmin com 8% e Marina Silva com 4%, os outros candidatos tem pontuações menores à isso.

Assim como Bolsonaro cresce, Haddad e todos os outros candidatos crescem nos votos válidos.

Algo que complica Bolsonaro é a grande rejeição de 42%, já Haddad oscilou negativamente de 38% para 37%, Marina desceu de 25% para 23%, Alckmin de 19 para 17%

Foram entrevistados 3.010 pessoas e agora o IBOPE deve sempre lançar pesquisas atuais, pois a eleição se aproxima.