Eleições 2018: saiba qual a função de cada cargo eletivo que está em disputa

PUBLICIDADE

Em 2018 tem eleições no Brasil. Serão eleitos o presidente da República, deputados federais, senadores, governadores e deputados estaduais. A escolha do primeiro turno está marcada para o dia 7 de outubro e o 2º turno em 28 de outubro. Mas, antes de fazer sua escolha, você sabe exatamente a função de cada candidato se for eleito? Já pensou quais as funções dos cargos que pretende eleger?

Se deseja fazer um voto consciente, confira a função de cada cargo eletivo e analise se o seu candidato está apto para exercer tais funções.

Presidente e vice-presidente

É o chefe do Poder Executivo e do Estado, ou seja, é quem ordena tudo para que seja “colocada a mão da massa”. O presidente é a maior autoridade do país e o representante na nação perante o resto do mundo. Em função de toda essa representatividade, o eleito deve sustentar a integridade e independência do país, além de apresentar um plano de governo para os próximos quatro anos.

O presidente, segundo a Constituição Federal, também exerce atribuições administrativas, legislativas e militares. Também nomeia os chefes dos ministérios, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), dos tribunais superiores e o advogado-geral da União.

No âmbito legislativo, o presidente pode iniciar um processo legislativo, sancionar, promulgar ou publicar leis, além de expedir decretos. Já na política externa, o presidente da República escolhe com quais países se relacionar, os representantes diplomáticos e os tratados, convenções e atos internacionais. 

Senador

Os senadores representam os estados que os elegeram. Devem propor leis, fiscalizar os atos do Poder Executivo; além de processar e julgar, nos crimes de responsabilidade, o presidente, vice-presidente, ministros, comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, assim como os ministros do Supremo Tribunal Federal, os membros do Conselho Nacional de Justiça e do Conselho Nacional do Ministério Público, o procurador-geral da República e o advogado-geral da União.

Governador

É o líder máximo do Poder Executivo em cada estado, sendo um administrador que é auxiliado pelos secretários do estado.. É responsável por representar sua unidade da Federação em relações jurídicas, políticas e administrativas. O eleito participa do processo legislativo e responde pela segurança pública, contando com as Polícias Civil e Militar e com o Corpo de Bombeiros. 

Deputado federal

Esse cargo representa o povo na esfera legislativa federal. Um deputado federal deve propor leis, fiscalizar o presidente e apresentar decretos legislativos, de resoluções e emendas à Constituição. Eles também criam as Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs), além de discutir e votar medidas provisórias editadas pelo Executivo.

Deputado estadual

Os deputados estaduais ou distritais representam a população na esfera legislativa estadual. Sua principal função é de legislar, ou seja, propor, emendar, alterar e revogar leis estaduais. O eleito para esse cargo também deve fiscalizar as contas do Poder Executivo e as ações do governador.