Edir Macedo declara apoio a Jair Bolsonaro

PUBLICIDADE

Líder da maior instituição neopentecostal do Brasil, a Igreja Universal do Reino de Deus, o bispo Edir Macedo declarou apoio ao candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL), no último sábado (29), durante transmissão ao vivo em sua conta oficial no Facebook.

Durante a conversa com seus seguidores, Edir foi questionado por um deles sobre sua posição nas eleições deste ano. “Queremos saber do seu posicionamento sobre a eleição para presidente”, questionou um seguidor.

“Bolsonaro”, limitou-se a responder Edir Macedo. A Igreja Universal é ligada ao PRB, partido de Marcelo Crivella, prefeito do Rio de Janeiro. PRB apoia Geraldo Alckmin (PSDB), mas já deu mostras de que no segundo turno apoiará Bolsonaro.

O partido que foi criado durante o governo Lula apoiou Dilma Roussef (PT) nas duas eleições em que ela concorreu. Em 2016, porém, desembarcou do governo, participou do processo de impeachment, e hoje a sigla comanda o Ministério da Indústria no governo de Michel Temer (MDB).

A Universal não apoia oficialmente nenhum candidato, como fez em outras eleições. Ao UOL, a igreja informou que incentiva seus membros – são mais de 1 milhão em todo o Brasil – a escolherem candidatos comprometidos com os valores da família e da fé.

Jair Bolsonaro lidera as pesquisas de intenção de votos e deve ir ao segundo turno contra Fernando Haddad (PT). Correm por fora Ciro Gomes (PDT) e Geraldo Alckmin (PSDB), mas somente uma virada histórica faria esses dois últimos irem ao segundo turno das eleições presidenciais.