5 coisas que as pessoas faziam há alguns anos atrás e que hoje é crime

PUBLICIDADE

Alguns hábitos e atitudes que eram considerados normais e naturais há alguns anos atrás, hoje podem ser consideradas inaceitáveis, e algumas delas até se configuram como crime. Com o passar do tempo houveram muitas alterações nas leis e no modo de vida de muitas civilizações.

Mudanças sempre foram necessárias à medida que a humanidade evolui, sendo assim, coisas corriqueiras em décadas anteriores, hoje não podem mais ser feitas sem algum tipo de intervenção e em alguns casos de descumprimento da lei vigente.

Confira 5 coisas que as pessoas faziam há alguns anos atrás e que hoje é crime.

1 Crianças em filmes inadequados à faixa etária

No Brasil, nas décadas de 1960 e 1970, era muito comum ver crianças participando de filmes adultos. Hoje, de acordo com o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), configura-se crime a atuação de menores de 18 anos em filmes deste gênero. 

2 Dirigir sem cinto de segurança

Se você nasceu antes de 1997 quando a lei tornou o uso obrigatório, provavelmente correu bastante risco circulando ‘soltinho’ por aí. A eficácia do uso do cinto de segurança é comprovada e responsável por salvar muitas vidas.

3 Propaganda de cigarro

Em tempos idos era muito comum ver propagandas de cigarro na TV, nas ruas, em outdoors, em estabelecimentos comerciais, entre outros. Geralmente, elas mostravam pessoas felizes, empoderadas, aventureiras, bem de vida e realizadas. Contudo hoje, tal divulgação é proibida, já que comprovadamente o tabagismo causa câncer.

4 Crianças sem cadeirinha no carro

Pode parecer loucura, mas as crianças pulavam de um lado para outro dentro dos veículos, As novas leis de trânsito, que vêm mudando para melhor, instituiram o uso das cadeirinhas especiais para as crianças, garantindo assim a segurança das mesmas.

5 Topless

Outras situações mostram que a sociedade também pode retroceder, como no caso do topless, que foi o símbolo da liberdade nos anos de 1970 e 1980, mas que nos dias atuais não é permitido em praias brasileiras, com exceção nas de nudismo.

Diante deste cenário é possível ver que houveram muitas mudanças e, na maioria dos casos, elas podem ser consideradas para a melhor qualidade de vida de todos. Ainda haverão muitas alterações nas leis, talvez o que hoje é considerado ‘normal ou mesmo legal’, dentro de alguns anos pode estar na lista de itens proibidos ou não aceitáveis.