5 coisas que você nunca deveria fazer com seu cachorro e provavelmente faz

PUBLICIDADE

Para aqueles apaixonados por cachorros, alguns detalhes na criação do pet são de extrema importância. É fundamental que sejam cuidados de forma que possam ser evitadas situações de estresse, que podem irritá-los ou até mesmo causar prejuízo comportamental ao animal.

Porém, muitas pessoas desconhecem algumas atitudes que devem ser evitadas. Abaixo, você poderá ver cinco delas. Será que você faz alguma? Confira!

1. Fixar o olhar

Olhar fixamente para um cachorro, pode muitas vezes lhe indicar um desafio. Você nunca deve  olhar para um cão, por muito tempo. Ao invés disso, encare-o por poucos segundos e depois procure desviar o olhar. E, para sua própria segurança, nunca fixe seu olhar nos olhos de um cão que pareça nervoso, preocupado ou agressivo, isso pode ser perigoso.

2. Grito

Gritar com seu cão, para ele, é como um latido irritado. Seu pet interpretará como problemas a vista. Evite gritar e opte por um tom mais calmo e suave, ajustando o tom vocal e não o volume, mesmo que seja firme.

3. Abraço

Certamente, seu cachorro não se importará ao ser abraçado com frequência. Mas muitos  ficam irritados com abraços apertados, principalmente de estranhos ou de crianças. É melhor optar por carinhos mais suaves, pois quando um animal coloca as patas ou alguma outra parte do seu corpo em outro, geralmente, é na intenção de dominá-lo.

4. Provocação 

Algumas crianças tendem a ser irritantes na arte de provocar um animalzinho. Sair latindo atrás deles, puxar as orelhas, a cauda, ou qualquer outra forma de provocação, certamente podem deixá-los tímidos, inseguros e até mesmo agressivos. Tirar o prato de um cão enquanto ele come, não deixá-lo pegar o brinquedo, ou apontar lanternas de laser podem estressá-lo, além de ser extremamente perigoso para a criança.

5. Parques lotados ou lugares barulhentos

Se o seu cão é sociável, leve-o a lugares mais calmos e, de preferência, ao ar livre. Porém, se você percebe que um determinado lugar o estressa, evite-o.

Você poderá perceber o estresse através de sinais como orelhas para cima, bocejo, cauda baixa, expressão facial irritada e até mesmo brigas ocasionais.