Alerta! Estes são os 8 alimentos que você nunca deve comer crus; alguns podem até matar

PUBLICIDADE

Embora alguns alimentos devam ser consumidos crus para evitar a perda de nutrientes e propriedades, como cenouras ou pepinos; há muitos outros que nunca deve ser consumido sem cozinhar.

Dentre essa lista de alimentos que devem ser cozidos, os motivos são variados. Alguns porque podem ser prejudiciais à saúde e outros porque, se os comer crus, não há maneira de se beneficiar das suas propriedades.

8 alimentos que você não deve comer crus

1. Feijão vermelho : se comer esse vegetal sem cozinhar, pode acontecer problemas digestivos, como dores de estômago, náuseas ou até vômitos, por causa de uma toxina chamada lectina. Depois de cozinhar, a toxina é reduzida a níveis mínimos e o sistema digestivo processa sem problemas.

2. Amêndoas amargas: ao contrário da amêndoa doce, a amarga não pode ser consumida crua, pois ela contEm ácido cianídrico, uma perigosa combinação de água e cianeto de hidrogênio, que pode até causar a morte. Os sintomas do envenenamento são tonturas, dores de cabeça, vômitos e convulsões.

3. Batata verde: embora não haja o costume de comer esse alimentos cru, é importante saber que comer batatas cruas pode ser realmente prejudicial, porque elas contêm toxinas que podem causar problemas de estômago.

4. Cogumelos: cogumelos crus podem ser difíceis de digerir e também muitos são tóxicos e podem causar a morte se não forem cozidos antes de comer.

5. Carne de porco e de frango: comer carne de porco crua pode causar triquinose ou tênia de porco, como resultado dos parasitas que ela pode conter. Quanto à carne de frango, elas contêm grandes quantidades de micróbios que só são eliminados se passarem pelo processo do cozimento.

6. Castanha de Caju: essa fruta seca contém urushiol, um óleo que pode causar a chamada dermatite de contato. Os sintomas associados a essa reação alérgica são: edema, inflamação da pele e sensação de queimação nos casos mais extremos. Pode causar um surto alérgico bastante comum, mas pode ser perigoso se grandes quantidades de castanhas de caju in natura forem consumidas.

7. Ovos: alguns atletas e fisiculturistas cometem o erro de consumir ovos crus para melhor assimilar suas proteínas. Mas ao tomar esse alimento sem cozinhar, eles ficam expostos ao risco de sofrer salmonelose, uma doença infecciosa causada pela bactéria salmonela, que fica na gema de alguns ovos. Os sintomas de uma intoxicação são cólicas estomacais, diarreia, náusea, febre e dor de cabeça.

8. Mandioca: esse tubérculo, que é cultivado principalmente nos países tropicais da América, deve ser cozido antes do consumo. A mandioca contém pequenas doses de cianeto que, embora não se tornem venenosas se consumidas com moderação, podem causar problemas digestivos.