4 coisas que podem afetar sua vida e saúde ao lavar pratos à mão

PUBLICIDADE

Embora muita gente já possua uma máquina de lavar louças em casa (ou gostaria de ter uma), saiba que há muitas vantagens ao lavar pratos à mão. E existem quatro benefícios bem surpreendentes de manter esse hábito no dia a dia.

O primeiro deles é que reduz o estresse. O hábito de lavar a louça tem sido associado à melhoria do bem-estar, redução dos níveis de estresse e até mesmo a melhora do sistema imunológico.

O segundo benefícios é que reduz alergias. A “hipótese da higiene” sustenta que os seres humanos podem se beneficiar da sujeira. Além disso, parece que os ambientes hiper-limpos são uma enorme razão pela qual as alergias infantis aumentaram dramaticamente nos últimos anos.

De fato, um estudo de 2015 descobriu que lavar a louça à mão diminui o risco de desenvolver doenças alérgicas em crianças de sete a oito anos de idade. Pesquisadores concluíram que as doenças em crianças de famílias que lavavam pratos à mão eram menos comuns do que aquelas que lavavam a louça na máquina.

Confira mais benefícios!

Relaxamento

Uma maneira de relaxar é ir ao spa. Não há nada mais reconfortante do que receber uma massagem, ser mimado, ouvir música agradável e relaxante em uma sala com boas energias.

O psicólogo Dr. Aric Sigman descobriu que lavar pratos pode ter um efeito similar sobre a saúde mental como uma visita ao spa. Ao Daily Mail, ele relatou: “A espuma macia, quente e perfumada na pia induz um clima descontraído, enquanto a conclusão da tarefa produz uma sensação de bem-estar”.

É melhor para pratos delicados

Na lava-louças você não pode ter um controle de temperatura perfeito ou direcionar a água perfeitamente, o que dificulta o cuidado com os pratos delicados.

Se você tem porcelana, a última coisa que quer é quebrá-la. Se você lavar a louça à mão, você pode ter controle total sobre o que você lava.