WhatsApp pode receber recurso modo escuro em breve

PUBLICIDADE

Já acordou no meio da noite ao receber uma notificação de uma nova mensagem e ao ler teve a sensação que a claridade da tela feria sua visão? Ou talvez você tenha o costume de ficar horas em um ambiente escuro enquanto utiliza seu celular? Independentemente de a luminosidade causar incômodo ou não, o hábito de utilizar dispositivos eletrônicos em locais com baixa ou nenhuma luz pode ser prejudicial para a sua visão e até mesmo para a sua saúde.

Além de expor seus olhos à alta luminosidade, a insônia também pode ser uma consequência desse hábito. Um hormônio chamado melatonina é responsável por avisar ao cérebro quando é hora de dormir, ao mesmo tempo ele mantém o corpo relaxado e induz ao sono. No entanto, a constante exposição dos olhos à luz prejudica a produção desse hormônio.

Para minimizar esse problema, os fabricantes de celulares e desenvolvedores de aplicativos criam recursos que diminuem o impacto da luminosidade. Por exemplo, os aparelhos celulares atuais permitem alterar o brilho e luz da tela manualmente ou de acordo com o ambiente detectado, já alguns aplicativos leitores de livros eletrônicos, que também são conhecidos por E-Book, utilizam um conjunto de cores e temas que são agradáveis de serem visualizados.

Agora o WhatsApp também quer agradar os olhos de seus usuários. Uma fonte anônima divulgou ao WABetaInfo que o recurso modo escuro está presente no código-fonte das versões de testes do aplicativo. Ele será responsável por deixar as telas com tons mais escuros, tornando a visualização da conversa mais confortável em locais com pouca ou nenhuma luz.

O perfil oficial do WABetaInfo no Twitter publicou a felicidade em divulgar essa novidade com exclusividade e que há várias referências ocultas nas últimas atualizações. Sem muitos detalhes de como o recurso funcionará, o texto finaliza com um comentário interessante a respeito da diminuição do consumo de bateria em aparelhos com tela OLED, que permite controlar o desligamento de partes da tela que não estão em uso. Após a confirmação da função, o WhatsApp será mais um dos aplicativos que já possuem o modo noturno, como o Twitter, Pocket, Discord e o Reddit.