Cuidado:estes 9 alimentos causam dores de cabeça e você não sabia

PUBLICIDADE

A enxaqueca é um fenômeno complexo que afeta entre 12% e 16% da população mundial, com maior incidência em mulheres e pode ter várias causas, incluindo também a ingestão de vários alimentos.

Mas além desses episódios extremos, há outras dores de cabeça menos intensas que podem se relacionar diretamente a certas coisas que comemos ou bebemos.

Confira os noves piores alimentos que podem causar dores de cabeça terríveis:

1. Café

Embora o café nos ajude a permanecer ativos e espertos ao longo do dia, isso pode ter um efeito adverso. Beber café pode causar efeitos negativos, como dores de cabeça, porque ele funciona como neuro-estimulador.

Mas essas dores também podem ser causadas por uma quantidade excessiva de cafeína (mais de 540 miligramas por dia). Portanto, recomenda-se eliminar o café da dieta ou tomar apenas uma xícara por dia.

2. Chocolate

O chocolate é rico em uma substância chamada tiramina, que pode desencadear dores de cabeça em pessoas sensíveis a ela, especialmente quando é abusada.

Ocorre em maior proporção no chocolate puro, que é curiosamente o mais saudável, uma vez que não contém açúcares adicionados.

3. As nozes

As nozes são outra fonte importante de tiramina natural, por isso não deve ser abusada, especialmente para as pessoas sensíveis a este composto. Além disso, elas possuem um alto poder calórico.

4. Adoçantes

Não só a cafeína, mas também os adoçantes em sua dieta podem causar uma grande dor de cabeça. Em particular, de acordo com os pesquisadores, o aspartame pode conduzir a um risco aumentado de dores de cabeça e enxaqueca.

5. Frutas cítricas

Infelizmente, a vitamina C também pode causar dor de cabeça desnecessária. Um estudo mostrou que 11% das pessoas que sofrem de enxaqueca experimentam uma piora do quadro quando comem frutas cítricas.

 Isso é provavelmente causado por uma maior concentração de aminoácidos e tiramina contidos na fruta.

6. Bebidas alcoólicas

Ao consumir bebidas alcoólicas, estas produzem desidratação, que é a principal causa de enxaqueca, inibindo o hormônio vasopressina ou mais conhecido como diurético.

7. Bebidas de cola

Se consumirmos frequentemente bebidas à base de cola, podemos sentir dores de cabeça.

Isso acontece porque as bebidas à base de cola têm feniletilamina e um aminoácido vaso que estimula o cérebro.

8. Salsichas e carnes frias

Carnes frias e salsichas contêm nitratos e nitritos, que podem causar dores de cabeça e desconforto no cérebro.

Além disso, esses aditivos também possuem precursores carcinogênicos, por isso é preferível evitá-los.

9. Queijos maduros e secos

Os queijos maduros e secos, como cheddar ou suíço, podem causar dores de cabeça. Isso ocorre porque esses alimentos possuem tiramina, que é um aminoácido que estimula os vasos sanguíneos do cérebro. Portanto, é recomendado consumi-los em pequenas porções.