Qual a porcentagem necessária para o próximo presidente se eleger no primeiro turno?

PUBLICIDADE

Muitos se questionam qual a porcentagem necessária para que um presidenciável se eleja em primeiro turno. São vários os fatores que implicam para chegar nesse número. Um deles é a taxa de rejeição e também os votos válidos, que consolidam a porcentagem que cada candidato tem na intenção de voto.

No Brasil, o critério adotado se chama sistema eleitoral majoritário de dois turnos. Nesse cenário, não basta apenas que o candidato obtenha a maioria dos votos, ele precisa ir além, devendo obter mais da metade dos votos válidos (excluídos os votos em branco e os votos nulos) para ser eleito em primeiro ou em segundo turno.

Por esse sistema, uma vez obtida maioria absoluta dos votos válidos já em primeiro turno, o candidato é considerado eleito, não se realizando segundo turno. Para o pleito de 2018, Bolsonaro tem cerca de 25% das intenções de votos, e com mais 5% será eleito Presidente do Brasil no primeiro turno.

Uma análise feita pelo site Clickpb mostra que as eleições deste ano tendem a contar com 60% dos votos válidos. Segundo as pesquisas eleitorais, cerca de 40% dos eleitores tendem a não votar de maneira válida nas eleições, ou seja, escolherão “nulo” ou “branco”.

Confira a análise descrita do site: 40% dos eleitores tendem a não votar em ninguém em outubro deste ano. Considerando que os votos válidos para presidente este ano será em torno de 60% e Bolsonaro antes mesmo da corrida eleitoral já abocanhou 25% dos votos válidos, com mais 5% até o dia da eleição ele será eleito presidente do Brasil já no dia 8 de outubro, no primeiro turno.”

Dessa forma, se o eleitorado do Bolsonaro crescer mais 5%, há muita chance de sua vitória ser sacramentada no primeiro turno. Da mesma forma, se algum outro candidato crescer em torno de 30% das intenções de votos (sem que os brancos e nulos reduzam), também poderá vencer no dia 7 de outubro, sem segundo pleito.