Fiéis reclamam que restauração de estatua deixou santo com a cara ‘afeminada’; veja as fotos

PUBLICIDADE

Histórias de recuperação peculiares aparecem na mídia ocasionalmente, o caso mais conhecido é o afresco Ecce Homo, que foi uma restauração realizada por uma mulher que, no fim do trabalho, o resultado da transformação alterou a imagem. Por incongruência do destino, o acidente expandiu o turismo na área residencial de Borja, na Espanha.

Não é a primeira vez que religiosos fazem reclamações na internet após restaurações mal feitas que mudam aparência de objetos sagrados para instituições religiosas. As principais razões para esses problemas se repetirem se deve a falta de buscar especialistas capacitados no processo de restauração, uma vez que é necessário saber quais materiais utilizar nas restaurações.

Assim, não é difícil descobrir países de diferentes continentes que relatam e comentam sobre a mesma problemática, uma vez que não existe um planejamento apropriado e muito menos buscam profissionais competentes que atendam às necessidades solicitas.

Outra história parecida ocorreu no Canadá, quando uma senhora colocou uma cabeça completamente torcida feita de argila no corpo do Menino Jesus. Também ganhou destaque na mídia, uma restauração de um santo na Espanha, o objeto seria de São Jorge que foi datado de 500 anos atrás, a estranheza gerou impacto em redes sociais.

restaurações

Atualmente, um caso peculiar na área residencial de Soledad, a 985 km de Bogotá, Colômbia chamou a atenção do mundo. Uma estátua de Santo Antônio de Pádua, benfeitor da região, estava sendo dizimada por cupins e precisava passar por uma reforma. Depois de realizada as transformações, alguns fiéis questionaram que as novas formas dos santos tinham aparências extremamente "femininas".

A recuperação da obra, que existia desde o século XVII, custou no valor de R$ 1,3 mil, o problema que identificaram foi que o material certo para a execução não foi utilizado. O Secretário de Cultura Soledad, Giovanni Montero comentou que; Uma medida considerável de cosméticos foi colocada nos olhos e na boca.

restauração

A imagem acima é refente a antes da restauração. Abaixo são como ficaram após a restauração. 

Deixe um comentário