7 dicas infalíveis que te impedem de esquecer coisas importantes

PUBLICIDADE

A perda de memória é algo que preocupa muitas pessoas, porém existem formas de conseguir preservar recordações. O cérebro pode fazer o armazenamento de informações se for observado detalhes que farão a diferença na vida – no futuro. Assim, é necessário seguir as dicas elencadas abaixo:

1. Aprenda

O privilégio de aprender não é reservado apenas para estudantes. Para estimular o cérebro humano, é melhor treinar a si mesmo, memorizando coisas todos os dias, como: os números de um telefone, palavras novas ou um código de alarme.

2. Sono

O sono é essencial para a concentração e memorização. Enquanto dorme, o cérebro é responsável por classificar todas as informações absorvidas ao longo do dia. Portanto, quando uma pessoa dorme pouco ou mal, as lembranças são afetadas.

3. Siga uma dieta equilibrada

Uma dieta saudável desempenha um papel importante no funcionamento do cérebro. No entanto, a ideia preconcebida de que o peixe é o alimento chave para ter uma boa memória não é uma verdade absoluta. O peixe é rico em fósforo, mas também existem outros alimentos importantes com esse nutruente. Os mirtilos são um bom exemplo, graças aos seus fitonutrientes, são particularmente recomendados para a memória.

4. Continue jogando

Xadrez, damas, jogos de estratégia ou palavras cruzadas são algumas atividades reflexivas que podem ajudar a manter o cérebro e a memória ativos. Os jogos de memória também são bem recomendados.

5. Regras para memorizar

Desde uma tenra idade, as pessoas são ensinadas a usar métodos indiretos para reter os princípios mais complexos (por exemplo, para armazenar o código morse, a tabela periódica ou a duração de cada mês do ano). Continue a usar o médoto que melhor funciona para você.

6. Monitor de saúde

Especialistas recomendam ter cuidado com o estresse, pois a exaustão e níveis (mesmo pequenos) de depressão favorecem o esquecimento e prejudicam muito a concentração/aprendizado. Exercícios como ioga ou massagem também são bons.

7. Evite certas substâncias

Diminuir o consumo de álcool e tabaco, uma vez que os produtos citados são capazes de alterar a atividade de certos receptores cerebrais.

Deixe um comentário