Esse câncer é considerado um dos mais perigosos e extremamente silencioso; saiba quais são os sintomas

PUBLICIDADE

Você sabia que o câncer de couro cabeludo é considerado um dos mais perigosos e por incrível que pareça, ele quase não é citado? Neste artigo você vai saber mais sobre este câncer, vale ressaltar que o diagnóstico precoce desta doença aumenta muito as chances de cura, por isso, a realização de exames periódicos e preventivos fazem toda a diferença.

Mas porque o câncer de couro cabeludo é considerado tão perigoso?

De acordo com portal de notícias online do jornal Estadão, uma pesquisa realizada pela Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, indica que o câncer de pele é mais letal quando surge no couro cabeludo do que qualquer outra parte do corpo.

Estudos realizados com mais de 50 mil pessoas diagnosticados com a doença apontam que elas têm o dobro de chances de morrer em relação a pacientes com doença nos braços, mãos e pernas. Os cientistas acreditam que existem algo que o torna mais letal quando surge nesta área.

Câncer do couro cabeludo: silencioso e extremamente perigoso

O câncer de couro cabeludo, também conhecido como carcinoma espinocelular, é o segundo tipo de câncer de pele com maior incidência e é responsável por aproximadamente 20% dos tumores cutâneos, não melanoma. Além de ser mais agressivo, ele é mais complicado de ser diagnosticado já que pode ficar por algum tempo desapercebido e encoberto pelos fios de cabelo. Este tipo de câncer tem uma evolução mais agressiva e pode atingir outros órgãos, caso não seja retirado com rapidez, isso porque possui uma maior capacidade de metástase.

Segundo o site especializado em saúde, Minha Vida, geralmente, o carcinoma espinocelular surge em áreas que ficam bastante expostas ao sol. Pode ocorrer em todas as faixas etárias, etnias, entretanto é mais comum em homens e sendo mais predominante a partir dos 60 anos de idade.

Quais são os principais sintomas do câncer do couro cabeludo?

Entre os principais sintomas do câncer do couro cabeludo estão:

  • Manchas avermelhadas na pele;
  • Ferida que insiste em não cicatrizar;
  • Sinal de dano solar na pele, como por exemplo, enrugamento, perda da elasticidade, mudança de cor da região;
  • Mancha ou pinta com crescimento rápido;
  • Mancha ou pinta com aparência endurecida, escamação, formação de crosta no local, sangramento e vazamento de algum tipo de líquido.

O organismo sempre dá sinais de alerta, alguns tão sutis que podem passar desapercebidos, mas certo é que, quando você notar que tem algo de diferente na sua pele ou no couro cabeludo, busque a ajuda de um médico de confiança ou de um dermatologista.

Deixe um comentário