9 fatos sobre o cérebro que vão fazer você se achar um gênio

PUBLICIDADE

Estudos científicos indicam que o cérebro é um dos órgão mais interessante do corpo humano, e também um dos mais complicados de entender. Existem mistérios do cérebro sem explicação científica, pequenos fatos que fazem grandes coisas no corpo e que ainda não estudiosos não sabem ao certo como funcionam.

Como a informação é codificada na atividade neuronal?

Os neurônios produzem pequenas descargas elétricas em suas membranas, que viajam através dos axônios para liberar sinais químicos. Existem certos grupos de neurônios envolvidos em fenômenos mais complexos que tornam a atividade neuronal mais difícil de entender. Ainda não está claro qual parte do cérebro está envolvida em cada um desses processos, embora se pense que os neurônios atuam em um grupo e não individualmente. 

Como as memórias são armazenadas e recuperadas?

Quando você aprende algo novo, há mudanças na estrutura do cérebro, no entanto, você não sabe exatamente como essa mudança funciona e quais as conseqüências dela. Outro problema é que existem vários tipos de memórias: que são em curto ou longo prazo, além disso, existem a memória declarativa (nomes e fatos) e a memória não declarativa (como andar de bicicleta). Apesar das diferenças, parece haver um mecanismo molecular comum.

Quando os neurônios são ativados juntos, a conexão entre eles é mais forte e as associações são criadas. No entanto, quando o cérebro cria essas associações, as relações entre as coisas são codificadas e não os detalhes.

O mais misterioso é o fato de como as pessoas se lembram de fatos através de um processo rápido, algumas memórias que são modificadas ou apagadas. Estudos recentes mostram que alguns produtos químicos podem bloquear e modificar a memória.

Como o cérebro simula o futuro?

A simulação do futuro é uma das coisas mais inteligentes que nosso cérebro faz. Acredita-se que isso funcione criando um modelo interno do mundo externo e como as coisas se comportam nele, graças à memória e às experiências passadas. Essa percepção não serve apenas para simular o futuro, mas também para coisas básicas como visão ou percepção.

O que são emoções?

Emoções carregam consigo uma série de sinais físicos, como batimentos cardíacos aumentados ou tensão muscular. Os sentimentos são experiências subjetivas que acompanham este processo tangível.

Emoções geralmente funcionam através da parte inconsciente do cérebro, e são comuns a diferentes culturas e até animais. Outros pontos de vista dizem que as emoções são estados cerebrais que atribuem valores aos resultados e fazem um plano de ação rápido.

O que é inteligência?

Não se sabe ao certo o que a inteligência significa de maneira biológica, se as pessoas mais inteligentes usam o cérebro de maneira diferente dos outros. Estudos recentes mostram uma relação entre inteligência e memória de curto prazo, embora os resultados sejam inconclusivos. A verdade é que a inteligência não pode estar relacionada a uma única área do cérebro ou a um único mecanismo.

Como o cérebro constrói a passagem do tempo?

O cérebro tem problemas para sincronizar diferentes sinais que ocorrem ao mesmo tempo, mas que são processados ​​em diferentes velocidades. Os sentidos processam as coisas de maneira diferente, por exemplo, mas o cérebro tenta vê-las como simultâneas.

Sem dúvida, a passagem do tempo, a simultaneidade e coisas semelhantes são construções do nosso cérebro. A falta de sincronia pode levar a problemas como dislexia ou quedas em pessoas idosas.

Por que o cérebro dorme e sonha?

Quase todos os animais tendem a dormir e a falta de sono leva a conseqüências negativas para a saúde. No entanto, não sabemos ao certo qual é a função do sono: acredita-se que pode ser regenerativa, mas a verdade é que há uma grande quantidade de atividade neuronal que pode significar algo mais. Outras teorias dizem que o sonho é um momento para o cérebro resolver problemas antes de fazê-lo no mundo real; ou que o sonho é o momento em que o conhecimento é fixado.

Como certos sistemas especializados são integrados a outros?

Ainda não é possível compreender como as diferentes áreas do cérebro se coordenam para trabalhar juntas e funcionar rapidamente, especialmente levando-se em conta que os sinais elétricos do cérebro acontecem lentamente.

O cérebro é um processador paralelo, que realiza várias operações ao mesmo tempo de maneira extremamente rápida.

O que é a consciência?

Pesquisas importantes indicam que a consciência surge das coisas materiais, porque elas geram pequenas mudanças físicas na região do cérebro que podem alterar as experiências subjetivas. Os mecanismos por trás da consciência podem ser percebidos em vários níveis, e acredita-se que o feedback maciço dos circuitos do cérebro é essencial para criar consciência.

Deixe um comentário