Palmeiras foi campeão mundial em 1951? Veja a decisão da FIFA

PUBLICIDADE

Há uma grande polêmica em torno de um título mundial do Palmeiras, conquistado na Copa Rio de 1951. Entretanto, a discussão gira em torno de que o título pode ser considerado iguais aos dos rivais Santos, São Paulo e Corinthians, que foram campeões mundiais após ganharem a Copa Libertadores da América, tirando o Corinthians, que tem um de seus título sem ganhar a Libertadores, como convidado da competição.

A Copa Rio de 1951 foi criada após a execução da Copa do Mundo, de 1950, no Brasil, quando a seleção brasileira teve a oportunidade de conquistar o seu primeiro título  mundial e perdeu para a seleção uruguaia, em um jogo totalmente histórico.

No ano seguinte da Copa, surgiu uma ideia dos clubes, junto à FIFA, de criar uma espécie de Copa do Mundo entre clubes de futebol, denominada Copa Rio devido ao fato de ser patrocinada pela prefeitura do Rio de Janeiro . O Palmeiras ganhou o torneio e acabou dando uma resposta aos europeus, mostrando que o futebol brasileiro é muito forte, porém, a ideia inicial era acontecer somente de quatro em quatro anos, assim como a Copa do Mundo de seleções nacionais.

Sem a autorização da FIFA, foi criado o torneio da Copa Rio, em 1952, e neste, diversos clubes se recusaram a participar, no entanto, alguns times brasileiros como o Fluminense vieram a ganhar, querendo também que este título fosse considerado como mundial.

Em 1951, o Palmeiras foi considerado o primeiro clube campeão mundial, inclusive, o fato saiu em diversos jornais da época, exaltando àquele clube que encantou todo o mundo. 

Em 2007, a FIFA enviou um documento ao Palmeiras, considerando o Mundial de Clubes alviverde, porém, diversos clubes foram atrás de tentarem títulos mundiais através de torneios antigos, o que fez a FIFA recuar e não considerar o título do Palmeiras como semelhante à Copa Mundial de Clubes.

Porém, fato é, o Palmeiras foi campeão da Copa Rio de 1951, cabe à interpretação do torcedor considerá-lo ou não um título mundial do Palmeiras.

Deixe um comentário