Sintomas de infarto: dor no peito não é único sinal e você precisa saber disso

O infarto é uma das principais causas de morte no Brasil. Saiba os sintomas e previna o ataque do miocárdio.

Doenças cardiovasculares são uma das principais causadoras de morte no Brasil, aproximadamente 30% das mortes registradas no planeta são causadas principalmente pelo infarto que pode receber outros nomes, como infarto agudo do miocárdio ou ataque cardíaco. O infarto acontece quando uma artéria que é responsável por levar oxigênio ao coração fica com uma obstrução feita por algum coágulo de sangue, isso faz com que uma placa de gordura se forme dentro da artéria e dentro de pouco tempo, causa o infarto do miocárdio.

Alguns grupos da sociedade estão mais propensos a sofrer um infarto devido a seu estilo de vida ou problemas de saúde, são eles: os tabagistas, pessoas com hipertensão, colesterol elevado, pessoas portadoras de diabetes, ou que sejam sedentárias, alcoólicos ou que tenham um histórico de infarto na família. Esse grupo deve ficar atento aos sintomas que podem alertar a vítima de um possível infarto semanas antes de ele acontecer.

Alguns sintomas podem ser vitais para que a pessoas procure um médico e antecipe o diagnóstico do ataque cardíaco antes dele acontecer, podem ser eles: dor na região do tórax, esse sintoma é um dos primeiros a externar-se, trata-se de uma dor no tórax que pode irradiar para o peito, ombros, costas e até mesmo mandíbulas. Geralmente essa dor acontece em meio a alguma atividade que esteja sendo realizada ou até mesmo durante o sono.

Outro sintoma alarmante pode ser a falta de ar, pois a sensação de aperto no peito pode interferir no funcionamento dos pulmões. Náusea, indigestão, azia ou desconforto no abdome também podem acontecer se você estiver a ponto de ter um infarto, fique atento, pois esse sintoma pode ser confundido e o problema pode ser diminuído pelo médico. Apenas um especialista seria capaz de descobrir a causa do mal-estar.

As tonturas e suor frio também são frequentes em pessoas que estão propícias a sofrer um infarto, nesse caso, procure um médico e não dirija, pois poderá colocar em risco a vida de outas pessoas. O suor frio é consequência das dores no peito.

Leia Também