Sarampo: saiba mais sobre os sintomas e cuidados desta doença que pode ser fatal

PUBLICIDADE

A primeira informação que você precisa saber sobre o sarampo é que esta doença pode ser fatal e deixar sequelas permanentes como, por exemplo, a cegueira. Depois do sarampo ter sido considerado erradicado no Brasil pelo Comitê Internacional de Especialistas de Avaliação e Documentação da Sustentabilidade do Sarampo nas Américas em 2016, um novo surto da doença teve início em Manaus. No mês de fevereiro, o município notificou 4.978 casos, sendo 602 casos confirmados, 4.167 sob investigação e 209 que foram descartados.

Vários estados do Brasil estão com casos confirmados e sob suspeita, por isso é importante saber identificar os sintomas para que o paciente possa receber os cuidados necessários e garantir que o tratamento evite a morte e o aparecimento de sequelas.

Sarampo: saiba mais sobre os sintomas e cuidados desta doença que pode ser fatal

Segundo dados divulgados pela UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), cerca de 400 crianças morrem diariamente vítimas do sarampo. Graças a vacinação, que ainda é o principal meio de prevenção, foi possível reduzir o número de casos de morte em 79% nos últimos 15 anos. Contudo, a falta de compromisso com a vacinação das crianças vem colocando todo este trabalho em risco.

Principais sintomas do sarampo

De acordo com o portal de notícias online da Fiocruz, o início dos sintomas são muito parecidos com uma gripe, o que pode levar as pessoas a se confundirem. Veja quais são os principais sintomas do sarampo: Febre alta; Tosse persistente; Irritação ocular; Coriza; Mal estar intenso; Congestão Nasal.

Após estes primeiros sintomas surgem as manchas vermelhas no rosto e se espalham pelo corpo em direção aos pés com duração mínima de 3 dias. É comum surgirem lesões bastante dolorosas na boca o que dificulta a alimentação do paciente. Nos casos mais graves da doença podem surgir várias complicações, entre elas, pneumonias, acometimento do sistema nervoso central, entre outras.

Como é feito o tratamento do sarampo?

O sarampo pode ter a duração entre 8 e 14 dias. Neste período o tratamento consiste em aliar o mal-estar e os sintomas da doença como, por exemplo, medicamentos para diminuir a febre e dor no corpo.

Não existe um medicamento específico para tratar os sarampo. O uso de compressas para aliviar a febre e a dor de cabeça também são indicados. Outro sintoma que incomoda muito é a coceira na pele causada pelas manchas, o ideal é não se coçar para evitar o surgimento de feridas.

Como acontece a transmissão do sarampo?

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa. Ela pode afetar pessoas em diversas faixas etárias. O sarampo afeta, igualmente, ambos os sexos. A incidência, a evolução clínica e a letalidade são influenciadas pelas condições socioeconômicas, nutricionais, imunitárias e àquelas que favorecem a aglomeração em lugares públicos e em pequenas residências.

Alerta: A vacinação contra o sarampo é a única maneira de prevenir a doença.

Deixe um comentário