O que é CDB – Certificado de Depósito Bancário?

PUBLICIDADE

Se você já pensou em investir no mercado de ações ou simplesmente tem uma conta bancária, é bem provável que já tenha ouvido falar sobre o CDB – Certificado de Depósito Bancário. Mas você sabe exatamente do que se trata e para que serve?

Basicamente, o CDB – Certificado de Depósito Bancário é um título privado. Sua emissão é uma atividade exclusiva de instituições financeiras e bancos. A principal finalidade desse certificado é permitir a captação de recursos para os mais diversos financiamentos.

Na maioria das vezes, esses financiamentos dizem respeito a empréstimos que os bancos fazem para outros clientes. O ponto chave é que os juros gerados, neste caso, são muito altos e, além disso, uma parte deles é cedida às pessoas que investem nos CDBs.

Em palavras mais simples, tudo não passa de empréstimos que os clientes concedem aos seus bancos. Claro, que depois esse dinheiro retorna (como apontamos) para a pessoa com correção de juros, o que representa lucro para investidores. Aliás, esse é o mesmo processo feito pelo Governo quando ele necessita de recursos. A única diferença, é que neste último caso o que é disponibilizado são os Títulos Públicos.

Os investimentos feitos em CDB são tão seguros quanto a Poupança. O grande diferencial, é que ele apresenta melhores rendimentos. Além disso, há mais variações e flexibilidade conseguindo, desta maneira, atrair todos os tipos de investidores. Ou seja, dos agressivos, passando pelos moderados chegando aos conservadores.

Além disso, investir em CDB traz uma vantagem interessante: alguns deles podem ter liquidez diária podendo ser resgatados em qualquer data.

Entretanto, vale lembrar que o rendimento do Certificado de Depósito Bancário depende de dois tipos de taxas: a pós- fixada e a pré-fixada. Já a aplicação mínima varia de banco para banco.

 

Deixe um comentário