Dicas de Português: erros de digitação, como evitar?

PUBLICIDADE

Os motivos que levam as pessoas a escrever de forma incorreta vão muito além do puro e simples desconhecimento da ortografia padrão.

Na realidade, não precisa de muita coisa. Um segundo de desatenção já é suficiente para os dedos perderem o compasso e digitarem CEHAGNDO no lugar de CHEGANDO, GATOS em vez de GASTOS e PERCURSOS em vez de PRECURSOR, por exemplo.

A proximidade das teclas, aliada com a pressão para terminar logo e a falta de uma simples revisão, pode transformar um texto em algo que seja motivo de piada ou difícil de entender.

Não existe escapatória quando o assunto é digitação. Por mais experiente que seja a pessoa os erros vão aparecer (especialmente se há falta de tempo). Para evitá-los é essencial que uma revisão cuidadosa seja feita. Corretores automáticos como o Microsoft Word ou Libre Office são de grande ajuda nessa questão. Mas não resolvem tudo!

Lembre-se que nenhum corretor leva em conta determinadas particularidades da palavra ou se ela foi usada de forma subjetiva. A revisão do conteúdo é a sua única alternativa para salvar o que digitou.

Agora, se a dificuldade é em saber como a palavra de fato é escrita a solução é sempre a leitura e a prática. Não custa nada montar uma lista com aquelas que mais têm dificuldade (ou aquelas que mais erra) para consultar sempre que for necessário.

Se você utiliza a internet, deixe salvo nos favoritos de seu navegador sites como o Dicionário de Sinônimos, Dicionário Priberam da Língua Portuguesa e o Dicionário Criativo. São ótimas ferramentas que, além de ajudar na parte estrutural do texto,  poderão torná-lo mais atraente. Links úteis: Dicionário Online/ Site de Sinônimos/ Relatório Linguístico / Revisão de Textos

Deixe um comentário