Se você tem manchinhas vermelhas no corpo, deve ficar alerta; saiba o porquê

PUBLICIDADE

Essas pequenas manchas vermelhas são chamadas de angiomas rubi, sendo caracterizados por pequenos tumores muito frequentes na população. De acordo com um estudo realizado pelo médico do exército, Marcelo C. A. da Silva, essas lesões costumam aparecer na idade adulta da pessoa.

Com os anos, as lesões podem aumentar de tamanho e número, conforme a pessoa envelhece. O médico ainda diz que essas dermatoses são motivo de queixa bastante frequentes em consultas de dermatologia. 

Silva relata que o surgimento de algumas angiomas rubi são imperceptíveis, e aparecem em lugares de difícil visualização, como no couro cabeludo e no dorso. Ele aponta que essa é uma das principais dermatoses do idoso.

Dr. Marcelo diz em seu estudo que a maioria dessas lesões são benignas e não apresentam sintomas. Porém, devem ser observados se elas aumentam de tamanho e espalham para o resto do corpo. Em todo o caso é bom fazer um acompanhamento com médico dermatologista.

Outro fator importante que deve ser observado é o local onde o angioma rubi aparece, bem como a quantidade ou se ela apresenta desconforto. Algumas são tratadas apenas por motivos estéticos, através de laser e podem ser retiradas para exames, se houver suspeita de outras patologias envolvidas.

De modo geral, ela é considerada uma dermatose benigna, e podem medir cerca de 1 a 5 milímetros, sendo assintomáticas, podendo aparecer em qualquer parte do corpo ou da cabeça. Porém, qualquer mal estar e histórico de outras doenças na família devem ser relatados ao médico para investigação.

Deixe um comentário