Médicos recomendam às grávidas: ‘não consumam este vegetal!’

PUBLICIDADE

O aipo na gravidez é recomendado por vários blogs de saúde. No entanto, esta planta contém algumas substâncias que podem ser perigosas para a mãe e seu bebê.

Porque o aipo é bom

O aipo é uma planta herbácea de haste oca com sulcos externos. O seu uso como remédio remonta a tempos antigos nas culturas chinesa, grega e romana, devido ao seu sabor e cheiro característicos e também pelas suas diferentes propriedades medicinais.

Por outro lado, o aipo tem diferentes usos medicinais. É bom para males internos; por exemplo, é usado para o nervosismo, gota, arritmias, colesterol, como expectorante e sedativo estomacal.

Também serve para tratar o reumatismo, a dor de cabeça, promover a menstruação e aliviar desconfortos, reduzir o fluxo de leite materno, entre outras funções.

Para o uso externo, recomenda-se aplicá-lo por meio de cataplasmas. Eles curam feridas e frieiras. Também pode ser usado como enxaguante bucal ou contra a rouquidão (afonia).

Contraindicações e efeitos colaterais do aipo

O consumo e uso de aipo é seguro para a maioria das pessoas, principalmente quando consumido como alimento. No entanto, quando administrado em doses medicinais por um curto período de tempo, pode trazer efeitos colaterais.

Como quase todos os produtos, o aipo apresenta algumas contraindicações. De fato, é possível que cause reações como inflamação da pele e sensibilidade ao sol. No entanto, estes não são os únicos inconvenientes que o uso do aipo pode ter na saúde das pessoas.

Por que você não deve consumir aipo na gravidez

Como vimos, o aipo tem vários benefícios para a saúde das mulheres. É interessante que um grande número de sites na internet promova o consumo do aipo na gravidez e lactação.

No entanto, é importante esclarecer que, dentro da comunidade médica, o consumo do aipo na gravidez é contraindicado.

O aipo tem efeitos abortivos

Entre as primeiras razões, descobriu-se que administrar o óleo de aipo ou altas doses das sementes estimula o útero. Como resultado, existe o risco de causar um aborto espontâneo.

Na verdade, sabe-se há muito tempo que o aipo tem propriedades emenagogas. Este termo se refere a qualquer substância que estimula o fluxo sanguíneo. Por esse motivo, o aipo é usado para promover a menstruação.

No entanto, eles também são conhecidos por este nome no caso de algumas ervas abortivas. Existem aqueles que os classificam como emenagogos naturais leves, moderados e fortes.

Fonte: Melhor com Saúde

Deixe um comentário