SURPREENDENTE! Saiba o dia e hórario desta semana que irá acontecer o MEGA eclipse lunar mais longo do século

PUBLICIDADE

Você já ouviu falar das luas de sangue? Pois bem, este fenômeno ocorre quando acontece um eclipse lunar e a lua é parcialmente ou totalmente ocultada pela sombra de nosso planeta que se interpõe entre o satélite e o Sol, bloqueando a luz emitida pela nossa estrela e projetando uma sombra avermelhada sobre a Lua.

Segundo o Observatório Nacional, nesta sexta-feira (27), por volta das 16h30, deve comecar o eclipse lunar total mais longo do século. O mesmo terminará por volta das 18h13. A lua de sangue durará surpreendentemente 1h44. Sua completude poderá ser acompanhada de algumas regiões do Brasil e, como desde de 2003 que Marte se encontra em sua posição mais próxima da Terra, o planeta vermelho aparecerá como um companheiro brilhante da Lua no céu.

Após às 18 horas em diante, a Lua deve começar a sair da sombra mais escura da Terra, conhecida como umbra. Com isso, o início do eclipse parcial também poderá ser acompanhado pelos terráqueos. O início do eclipse parcial deve se prolongar até às 19h19. A penumbra e a coisa toda só deve terminar às 20h29!

A região leste inteira do Brasil, que inclui os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, poderá acompanhar o show celestial em sua plenitude. A região oeste só poderá ver o eclipse parcial.

De acordo com o Observatório Nacional, para acompanhar o eclipse total, é necessário que as pessoas busquem um lugar que permita a visualização do céu próximo ao horizonte a Leste. 

Este magnifico show celestial, que será o mais longo do século, pode ser uma oportunidade única de ser visto por muitos, portanto, não o perca e compartilhe com seus amigos.

Deixe um comentário