Já teve uma sensação de choque ao bater o cotovelo? Entenda o porque isso acontece

PUBLICIDADE

Provavelmente, todo mundo já passou por experiência nada agradável na vida. Bater o cotovelo provoca uma sensação horrível. A dor que as pessoas sentem nesse momento é uma coisa muito ruim, aliás a impressão é que tomamos um choque.

No entanto, a ciência explica essa sensação de levar um ‘choque’. De acordo com especialistas o que sentimos é uma espécie de engano. Isso mesmo, trata-se de uma parestesia, o sentimento desagradável não é provocado por estímulos externos. Como em casos de queimaduras, picadas ou dores.

Essa dor que sentimos ao bater o cotovelo é ocasionada por causa de um único feixe de nervos que se chama ulnar. Esse nervo está localizado na parte exposta dos cotovelos, é por esse motivo que é fácil alcançá-los. Principalmente, quando acertamos sem querer na mesa ou nos portais.

Segundo a ciência, esses nervos transmitem ao nosso cérebro mensagens sobre as sensações que percebemos a nossa volta. São receptores de tato, temperatura, dor ou choque, ou seja, esse é o trabalho do ulnar e por isso o choque aparece quando batemos o cotovelo.

O ulnar é um nervo que inicia na espinha dorsal e vai se ramificando pela região do ombro, braços e vai até alguns dedos, como o mínimo e o anular. Por esse motivo sentimos uma certa queimação que vai se prolongando pelo membro, deixando a impressão que dura eternamente.

No entanto, o que sentimos na verdade é uma falsa sensação de dor. Os especialistas explicam que esse tipo específico de parestesia é mais aguda ou até podemos usar o termo mais chocante que as demais. Como exemplo podemos citar o formigamento.

 

Deixe um comentário