Curte viajar? Confira 5 benefícios que este hábito pode proporcionar

PUBLICIDADE

Quem nunca desejou fugir um pouco da rotina, conhecer novos ambientes, ver outras culturas, relaxar? Todas estas situações podem ser vivenciadas em uma viagem. Sem dúvidas, esta prática faz parte do desejo de muitas pessoas. Seja pelo próprio país ou para o exterior, uma viagem pode proporcionar, além de bem-estar físico, vários outros benefícios para a vida do ser humano. Confira 5 deles: 

1- Estimula o cérebro: segundo estudiosos, viajar aumenta as conexões entre neurônios e, com isso, melhora o estado mental e estimula o cérebro, deixando-o mais ativo. Consequentemente, também melhora o estado de espírito da pessoa e o sentimento de comando da própria vida, dando mais autonomia e segurança.

2 – Aumenta a criatividade: de acordo com o professor Adam Galinsky, o ato de viajar aumenta a possibilidade criativa e inovadora da pessoa. Segundo ele, a pessoa que vive profundamente a experiência com outras culturas terá uma nova vivência guardada dentro de si e, com isso, uma nova visão da vida. Ele acrescenta que não é preciso apenas passear pelos locais, mas viver intensamente o conhecimento de uma nova cultura. 

Aprender novos idiomas e novas linguagens: por sair de sua cultura habitual, a pessoa terá que se adaptar à cultura do local para onde viajou. Com isso, pode ter a oportunidade de aprender novos idiomas e/ou novas linguagens. Como cada cultura é diferente, a pessoa vivenciará novas situações, vistas de outros ângulos.

4 – Retarda o envelhecimento: pelo fato de o corpo estar em movimento e o cérebro mais ativo, a pessoa tende a querer vivenciar mais novas experiências, ajudando a adiar o processo de envelhecimento. A vontade de explorar situações novas e o ânimo em sair do lugar-comum são os principais fatores, já que, muitas vezes, a rotina pode cansar e fazer a pessoa perder o interesse pelas coisas. 

5 – Diminui as chances de morte prematura: segundo o Centro de Investigação Gerontológica da Finlândia, pessoas que gostam de viajar tendem a estar em grupos e a fortalecer os laços de amizade, melhorando a sua autoestima e bom humor. Consequentemente, têm os riscos de morte prematura diminuídos, já que as relações humanas fortalecem o corpo e a mente.

Deixe um comentário