Johnson & Johnson vai pagar R$ 18 bilhões em multas por produto para bebês que causa câncer

PUBLICIDADE

A maior indenização já paga por uma empresa que produz talcos por provocar câncer foi para a empresa Johnson & Johnson. A gigante de produtos de higiene pessoal foi condenada a pagar o exorbitante valor de 18,3 bilhões de reais para 22 mulheres que estão alegando ter desenvolvido câncer no ovário por usar talcos produzidos pela multinacional.

Inicialmente, a corte no Missouri (Estados Unidos) obrigou o pagamento de 550 milhões de dólares, depois foi acrescido o valor de 4,1 bilhão para a indenização punitiva. A empresa nega essas acusações assegurando ainda que os seus produtos não causam câncer nem contém substâncias cancerígenas. A Johnson & Johnson está enfrentando cerca de 9 mil procesos na justiça que envolve o uso do talco que ela fabrica para bebês.

A gigante farmacêutica soltou uma nota, no qual diz que está profundamente desapontada com esse resultado do julgamento e portanto vai recorrer dessa decisão. Ao todo foram seis semanas de julgamento, no qual as 22 mulheres e as famílias delas afirmam ter desenvolvido câncer nos ovários depois do uso de talcos para bebês e outros produtos na forma de pó que também são fabricados por ela.

Dessas 22 mulheres que foram parar na justiça, seis delas morreram desse câncer. Os advogados dizem que a empresa sabia do perigo que é o produto, contaminado com amianto desde os anos 70, porém não alertou os consumidores. 

O talco é um mineral que pode ser encontrado no solo junto de amianto, porém a J&J nega que os seus produtos estejam contaminados com essa substância, insistindo que o item não causa câncer. A empresa diz ainda que os estudos provam que o talco é seguro e que o resultado do julgamento foi injusto.

Deixe um comentário