Saiba o verdadeiro motivo que leva uma orelha esquentar e ficar vermelha

PUBLICIDADE

Acreditar em alguns mitos é divertido e engraçado, muitas vezes as pessoas realmente chegam a acreditar neles. “Minha orelha está queimando, estão falando mal de mim” é uma das frases mais ditas por aí. Alguns dizem ainda que se queima a direita é porquê estão falando bem, se for a esquerda é mal.

Mas qual o verdadeiro motivo para as orelhas ficarem vermelhas?

De acordo com a ciência, isso acontece quando o sangue está se deslocando pelo corpo humano, os vasos sanguíneos se dilatam naturalmente, se expandem e possibilitam uma maior quantidade de passagem de sangue. Quando isso acontece por um longo tempo em determinado lugar, essa parte do corpo fica vermelha e quente.

A região da orelha que fica vermelha em primeiro lugar é o lóbulo, depois ele se espalha para todo o corpo. Essa vasodilatação deixa a orelha toda vermelha, dá a sensação de queimação e irritação. Febre alta, consumo de álcool e as terríveis enxaquecas também ocasionam isso.

Há outros casos que fazem com que a você tenha a sensação de orelha quente e queimando: nervoso, raiva, alergias, desequilíbrio de hormônios e até alguma vergonha passada ou humilhação. Quando a pessoa se estressa, o rosto e as orelhas ficam vermelhos, acontecendo o mesmo quando você fica nervoso por uma entrevista de emprego, por exemplo.

Caso passe por uma situação embaraçosa e delicada, a orelha vai se esquentar também, já em situações de muita raiva que você tenta esconder, o seu corpo tende a se manifestar de alguma maneira, isso é pura fisiologia.