Saiba se o seu computador ou dispositivo foi hackeado

PUBLICIDADE

A maioria das pessoas ao comprar um computador ou qualquer outro dispositivo eletrônico busca deixa-los ainda mais seguros para proteger suas informações pessoais. A forma mais conhecida é a instalação do antivírus, que é um software criado para identificar qualquer ameaça contra seus dados. Existem diversos fabricantes de antivírus e cada um tem sua própria característica e funcionalidade, no entanto, nem sempre eles garantem sua segurança contra os hackers. Existem casos que é muito difícil identificar se o seu computador está vulnerável ou não a um ataque, mas vamos mostrar alguns sinais que apontam essa característica.

Atividade incomum

Atividades incomuns são um dos primeiro sinais de que o seu sistema está comprometido. Como podemos identificá-las? O dispositivo começa a apresentar um comportamento diferente, por exemplo, a exibição inesperada da barra de ferramentas do navegador, senhas que não são mais aceitas, ou pop-ups frequentes no sistema ou configurações do computador.

Pesquisas na Internet redirecionadas

Talvez você seja alvo de um ataque de hackers que ganham dinheiro de sites por gerar cliques, o sinal desse ataque é o redirecionamento de uma busca na internet para outro lugar. Caso a pesquisa realizada não resulte no que foi digitado, provavelmente seu sistema tenha sido comprometido. É sugerido procurar por qualquer programa ou extensões instaladas em seu computador e navegador para desativá-los.

Mensagens de resgate

A cada dia a quantidade de vítimas do ransomware (tipo de código malicioso) aumenta, o responsável pelo ataque bloqueia todos os seus dados e solicita um resgate das informações com pagamento em moeda on-line antes do desbloqueio. Felizmente, em alguns casos, é possível remover com uma reinicialização rápida.

No entanto, se o ataque for mais complexo, a solução é formatar o sistema, lembrando que para evitar qualquer perda de dados é importante realizar o backup constantemente. Pois é uma forma de evitar ter que pagar para ter suas informações de volta. Uma alternativa é procurar por um especialista em segurança da informação para ajudar a desbloquear, mas também envolve custo.

Mensagens falsas de antivírus

O recebimento de uma mensagem falsa indicando que o antivírus achou algo irregular no sistema também é um sinal de que o seu dispositivo está comprometido. Essa mensagem te redireciona para um site de venda de programas de antivírus. Mas ao inserir suas informações financeiras, na verdade você está entregando para um hacker.

Se isso ocorrer com você, desligue rapidamente o computador, antes de reiniciá-lo no modo de segurança, e tentar desinstalar qualquer software recém-carregado. Em seguida, deve tentar restaurar o computador e realizar uma verificação de vírus completa.

 

Deixe um comentário