Receita rápida de pão de queijo de liquidicador

PUBLICIDADE

Quem nunca ficou com água na boca ao se deparar com um cesto de repleto de pão de queijo quentinho? Essa iguaria tem a origem lá nas terras das Minas Gerais e ganhou o mundo com seu sabor peculiar. Versátil, o pão de queijo pode ser servido nas mais diferentes refeições, café da manhã, no lanche, em um encontro familiar, ou mesmo durante uma reunião importante no escritório. O pão vai bem em qualquer ocasião e neste artigo você vai aprender uma receita rápida e prática de pão de queijo de liquidificador.

As receitas de pão de queijo em Minas Gerais passam de mãe para filha e embora os ingredientes sejam basicamente os mesmos, cada cozinheira mineira tem um segredinho para tornar o seu petisco ainda mais especial. Impossível não se render às histórias contadas pelas donas de casa mineiras, ao pé do fogão de lenha, enquanto o café é coado e o pão de queijo retirado quentinho do forno.

História do pão de queijo

Pão de queijo é uma receita típica brasileira, do estado de Minas Gerais. A sua origem é incerta, especula-se que a receita exista desde o século XVIII, mas tornou-se efetivamente popular no Brasil a partir da década de 1950. Das mesas mineiras para o mundo, o pão de queijo já é apreciado em várias regiões do planeta.

Há várias receitas diferentes, onde os ingredientes e o tipo do queijo variam muito, bem como o resultado final. Algumas usam polvilho doce, outras o azedo, ou mesmo ambos. Mas o que dá a sua principal característica é o fato de ser feito à base de polvilho de mandioca e algum tipo de queijo.

O pão de queijo escaldado também é bastante apreciado, a técnica de preparo é um pouco diferente e exige utilizar água fervente, às vezes misturada com óleo vegetal no polvilho. O pão de queijo escaldado tem um sabor mais próximo do natural, já que no processo de escaldamento a massa fica pré-cozida.

Receita rápida de pão de queijo de liquidificador

Esta receita é super simples e prática, o tempo de preparo é de aproximadamente 50 minutos e rende 12 unidades de tamanho médio.

Ingredientes:

  • 1 xícara de chá de leite;
  • 2/3 xícaras de chá de óleo;
  • 3 ovos;
  • 3 xícaras de chá de polvilho doce;
  • 150 gramas de queijo parmesão ralado;
  • Sal a gosto.

Modo de preparo:

  1.  Pré-aqueça o forno a 250º C por 15 minutos.
  2.  Em um liquidificador, adicione os ovos, o leite, o óleo e bata bem.
  3.  Junte aos poucos o polvilho doce e bata até incorporar tudo na massa.
  4.  Adicione o queijo ralado e misture com uma espátula até tudo ficar bem misturado.
  5.  Corrija o sal se necessário.
  6.  Unte e enfarinhe bem forminhas de cupcake ou empada.
  7. Coloque um pouco de massa em cada forminha, deixando meio centímetro de borda para que a massa possa crescer.
  8.  Reduza a temperatura do forno para 200º C e leve para assar de 20 a 40 minutos ou até que fique dourado e com casquinha crocante. 

Deixe um comentário