Se seu animal faz isso está correndo grande risco; saiba o porquê

PUBLICIDADE

Alguns cachorros ou gatos pressionam a cabeça contra a parede (headpressing) e isso pode ser sinal de problema grave de saúde. Existem vários fatores que podem fazer com que o animal faça isso, mas antes de mais nada o mais importante é levá-lo ao veterinário o mais rápido que puder.

Além de pressionar a cabeça contra a parede o animal também pode apresentar outros sintomas que você deve observar e relatar ao veterinário. Acompanhado desse comportamento ele também pode girar em círculos compulsivamente, ficar inquieto, ter convulsões, agitação e problemas visuais.

Entre diversos fatores que podem ocasionar esses sintomas os mais graves são tumores, problemas metabólicos e infecções no sistema nervoso. Outros fatores são acidentes e exposição a toxinas, como chumbo.

Somente o veterinário poderá fazer um diagnóstico preciso sobre o que está ocorrendo com o animal, podendo ser um problema infeccioso ou inflamatório, além de outras irregularidades. Depois ele pode indicar o tratamento correto.

No entanto, quanto mais cedo o animal puder ser levado ao especialista, melhor. Tenha o hábito de observar qualquer comportamento estranho do seu animal e relate tudo ao veterinário, pois pode ser determinante na hora de fechar um diagnóstico.

Hoje em dia os bichos de estimação são considerados da família, por isso se informar sobre saúde deles é fundamental para que eles vivam o máximo de tempo com seus donos, com saúde e boa qualidade de vida, para que possam aproveitar todos os momentos juntos.

Deixe um comentário