Primeiros meses do bebê: como lidar com as noites em claro

PUBLICIDADE

Um dos maiores desafios enfrentados por pais é conseguir dormir a noite quando eles têm que cuidar de filhos pequenos, verifica-se que muitos genitores encontram dificuldades no momento de dormir levando em consideração que bebês acordam durante a madrugada em busca de leite ou por estarem com cólica.

Com relação ao assunto, Luciana Farias, mãe de Romeu confessou: “Amo ser mãe, mas nunca imaginei que a privação de sono pegaria tão forte em mim e me deixaria tão irritada com meu filho”. O filho dela está com cinco meses de vida, destaca-se que é comum a muitos pais de bebês pequenos não terem facilidade para dormir durante o período noturno.

Crianças pequenas encontram dificuldade para conseguirem dormir durante o período noturno haja vista que não conseguem fazer diferença entre o dia ou noite, logo fazem com que adultos também fiquem acordados na madrugada. Ou seja, ambos não dormem plenamente bem.

Luciana também fez a seguinte afirmação no que se refere ao assunto: “Minha memória está um fiasco. Esqueço coisas básicas, deixo roupa centrifugada na máquina de lavar por dois dias, vou ao supermercado e não lembro de tudo que preciso comprar. Claro que esqueço a lista em casa também”.

Para solucionar a questão, a genitora procurou um profissional que indicou uma técnica conhecida como higiene do sono que é o estabelecimento de uma rotina que fará a preparação para o momento em que o bebê for dormir. A técnica consiste em treinar o bebê para que ele consiga dormir durante o período noturno e sem interrupção.

A psicóloga e terapeuta na área familiar Marina Vasconcellos aborta sobre o tema afirmando: “Acalmar o ambiente costuma dar muito certo”. Além disso, também relata: “O bebê ou a criança precisa da segurança de uma seqüência de acontecimentos para entender que está chegando a hora de dormir. O sono fica mais natural”.

 

Deixe um comentário