Médico revela estado de saúde dos meninos resgatados da caverna na Tailândia

PUBLICIDADE

O pesadelo que começou dia 23 de junho finalmente teve o seu desfecho. O time de futebol “Javalis Selvages” composto por 12 garotos e um técnico entraram em uma caverna para que pudessem se abrigar de uma forte chuva. Eles estavam voltando de um treino quando a tempestade começou. O que eles nunca imaginaram é que uma grande inundação tomaria conta da caverna.

Conforme o nível da água aumentava, eles precisavam ir mais para o fundo da caverna à procura de abrigo para que também não fossem carregados pela enchente. Dias se passaram e o nível da água não diminua e eles continuavam presos lá dentro e sem alimentação básica.

Quando foi a notada a falta dos garotos e do técnico, as autoridades iniciaram uma grande operação. Quando os pertences dos jovens e do técnico foi localizado em uma gruta, a equipe deduziu que possivelmente eles estariam presos dentro dessa caverna. Seguindo essa linha de raciocínio foi montado uma grande operação de resgate que contou com 90 mergulhadores foi mobilizada. Sendo quê 50 de nacionalidades estrangeiras e 40 mergulhadores tailandeses.

A megaoperação contou com a participação de mais de 100 pessoas. Quando os garotos foram encontrados, era notório que eles estavam abatidos. Os mergulhadores levaram alimentos e cobertores térmicos para que eles pudessem se alimentar e se aquecer enquanto eles ainda estivessem lá dentro.

Para que eles pudessem ser retirados da caverna, a equipe de mergulhadores ensinou a cada um deles algumas técnicas básicas de mergulho. Foi então que, no dia 8 de julho, quatro garotos foram resgatados da caverna. Foram momentos de grande alegria. No dia seguinte (9), o resgate continuou e mais 4 meninos foram resgatados. Hoje, (10), finalmente, os 4 garotos restantes e o técnico foram retirados da caverna e juntamente com os outros, recebem todos os tratamentos médicos necessários.

Médico revela estado de saúde dos meninos

O Dr. Jetsada Chokedamrongsuk, médico e secretário de saúde pública da Tailândia falou sobre a saúde dos primeiros meninos que foram resgatados. De acordo com as informações prestadas por ele, os garotos estão bem e não correm risco de vida. 

Assista ao vídeo em que ele faz a declaração:

Repercussão na web

O caso dos jovens presos na caverna da Tailândia foi acompanhado pelo mundo inteiro. Pessoas de todos os países usaram a web para desejar apoio as famílias e a todos envolvidos no resgate. Tão logo a notícia de que o resgate terminou com sucesso, internautas do mundo inteiro utilizaram as redes sociais para demonstrar alegria e gratidão por essa operação ter ganhado um final feliz.

Deixe um comentário