Conheça os 25 países mais armados do mundo segundo estudo

PUBLICIDADE

Foi surpreendente o resultado divulgado em junho deste ano pela Small Arms Survey, organização não governamental sediada em Genebra, na Suíça, sobre a estimativa de um estudo minucioso que realizaram para identificar os 25 países que mais tem armas sob o poder de civis no mundo.

Os Estados Unidos, sem nenhuma surpresa, lidera o ranking, pois é o país com mais armas de fogo nas mãos de civis, ao todo são 400 milhões. O número foi crescendo ao longo dos últimos 11 anos, pois em 2007 o país tinha 275 milhões, e 11 anos depois acumulou mais 125 milhões de armas, o que significa que, por ano, uma média de 12,5 milhões de armas foram vendidas no país.

Embora esteja no topo do armamento de civis, o país não é o mais violento do mundo. Para se ter uma ideia, comparado ao Brasil, os Estados Unidos tem uma média de cinco homicídios a cada 100 mil habitantes, o que é seis vezes menor do que acontece hoje no nosso país.

Ainda segundo os estudos, nenhum país citado é mais violento do que o Brasil. Somente o Iraque se aproxima, mas com um número três vezes menor do que o nosso. Apesar de sermos um dos mais violentos, o Brasil não está no topo da lista, ocupando a 12ª colocação. Outros países como Honduras, El Salvador e Venezuela possuem as maiores taxas de homicídios em seus países.

Os autores do estudo esclarecem que as estimativas não são 100% absolutas, pois existe uma grande dificuldade em contabilizar as armas que são conseguidas de forma ilegal mas, de qualquer forma, o estudo é importante para se ter uma análise de entendimento da atual situação de cada país.

Dentre todas as conclusões apresentadas, eles destacam que não se pode afirmar que os assassinos são cometidos pelas pessoas que compram armas de fogo, pois se fosse assim, já teriam abandonado a ideia de que uma sociedade armada é uma sociedade menos segura para se viver. Confira o ranking geral a seguir.

Deixe um comentário