Grêmio consegue manter padrão de jogo, mas saída de Arthur abre a disputa por posição

PUBLICIDADE

Os primeiros 45 minutos do Grêmio depois de definida a saída de Arthur para o Barcelona não trouxeram o cenário de pavor talvez esperado por alguns torcedores. No primeiro tempo do amistoso com o Corinthians, Renato Portaluppi pode testar pela primeira vez o time titular após a negociação da joia e abrir a disputa oficialmente pela vaga. Os gaúchos abriram 1 a 0 e só cederam a virada já com todos os reservas em campo, na etapa final. O rendimento agradou mesmo sem a presença de Maicon, preservado por dores musculares, embora ainda tenha lastro para crescer.

A dupla de volantes escolhida por Renato teve Jailson, mais marcador, e Cícero, mais técnico. Ambos travam um duelo particular para ficar com o lugar de Arthur, pois Maicon tem lugar cativo assim que estiver bem fisicamente. O bom rendimento de ambos juntos no primeiro tempo também aparece como um alento para o segundo semestre.

"Não perdemos muito, não. A qualidade do Arthur e do Maicon é muito grande, mas gostei do Jailson e do Cícero. Eles vêm jogando, todas as vezes que precisei entraram bem. Temos que achar o substituto do Arthur, está em aberto, depende do jogador. As condições de cada um no momento que entrar, aproveitar as oportunidades. A nossa maneira de jogar não vamos mudar", avaliou Renato.

Mesmo sem duas das peças mais qualificadas tecnicamente no meio, o Grêmio manteve o seu padrão de desempenho, especialmente nos primeiros 20 minutos de jogo. Ramiro e Luan ajudavam na criação junto aos dois volantes, o primeiro ao circular da direita para o meio, enquanto o camisa 7 deixava o setor mais avançado para receber de frente para a marcação. Jailson e Cícero revezavam também no posicionamento entre os zagueiros, na saída de bola. Não houve um grande volume de chances criadas, mas o entendimento do Tricolor foi positivo.

"Nesta retomada, ficou excelente (o desempenho). Voltamos com o mesmo padrão de jogo, posse de bola ofensiva, intensidade na movimentação. Apareceu isso, mesmo sem Maicon e Arthur, conseguimos manter o mesmo padrão de jogo. No segundo tempo, é natural, não gostei do resultado, mas tomamos dois gols até por uma bobeira. Para o clube foi excelente, mostrou que mesmo sem Maicon e Arthur, o time está entrosado",  comemorou o diretor de futebol Deco Nascimento.

Além do gol de Léo Moura, o Tricolor teve um chance em cavadinha de André para Ramiro, cortada pelo goleiro Walter, e uma arrancada de Everton, em lance passível de marcação de pênalti. O segundo tempo teve a virada do Corinthians com o time reserva, mas isso não preocupou muito aos gremistas, embora esta equipe talvez atue em algumas partidas do Brasileirão a partir da sequência de jogos decisivos.

Após o amistoso em São Paulo, o Grêmio retornou na noite de domingo a Porto Alegre e treinará a partir da tarde desta segunda-feira no CT Luiz Carvalho. O próximo compromisso será o duelo com o Atlético-MG, dia 18, na Arena, pelo Campeonato Brasileiro.

 

Fonte: Globoesporte.com

Deixe um comentário