Criança sofre grave alergia após utilizar maquiagens de má qualidade e mãe faz um alerta

PUBLICIDADE

Tudo começa com uma imitação, uma brincadeira de criança. A menina vê a mãe ou algum outro adulto se maquiando e quer fazer igual. Apesar de as meninas, desde cedo, apresentarem um fascínio natural pela maquiagem, a pele das crianças é naturalmente mais sensível do que a dos adultos.

Às vezes, a insistência pode fazer com que as mães cedam, acontece que esse gesto, aparentemente inofensivo, pode ser altamente prejudicial e causar problemas à saúde das pequenas princesas.

Já exite no mercado algumas maquiagens próprias para crianças, mas que também não garantem total segurança. Especialistas alertam que, em alguns casos, sua utilização pode causar dois tipos de reação na cútis dos baixinhos: irritação e alergia de contato. Veja o que aconteceu com essa garotinha:

Lydia tem apenas 3 anos e após usar uma maquiagem de má qualidade sofreu reação alérgica. Agora sua mãe Kylie Cravens quer alertar outras mães sobre os riscos que sua filhinha correu por uma vaidade tanto comum entre as garotas, ela compartilhou em seu pefil fotos da filha com o rosto empolado e feridas ao redor dos lábios. O post feito há quatro meses gerou mais de 190 mil compartilhamentos no Facebook e continua repercutindo.

“Em 24 horas, nossa menininha passou de 100% saudável para olhos inchados, com irritações por todo o corpo”, escreveu na postagem.

A mãe da garotinha ainda contou que Lydia ainda não está conseguindo se alimentar normalmente devido as rachaduras doloridas em seus lábios e do inchaço em seu rostinho. Segundo Kylie, ela achou que a maquiagem era inofensiva, pois era própria para crianças e na embalagem estava escrito "não tóxico".

“Nunca imaginamos que uma maquiagem infantil pudesse se tornar nosso pior pesadelo”, lamentou.

Depois de passar por esse lamentável susto a mãe da pequena Lydia decidiu compartilhar sua experiência como forma de alerta para outros pais.

“Precisamos ser cuidadosos com o que permitimos que nossos filhos tenham”, alertou.

A mãe voltou a postar imagens da sua filha só que desta vez mostrando que ela estava se recuperando e já estava quase 100% curada.

"Ainda tem um pouco de coceira, mas as erupções acabaram. Ela está sorrindo de novo.” Comemorou a mãe.

Fiquem atentos aos perigos desses tipos de produtos

Esse assunto é tão importante que virou tema de consulta pública e, recentemente no país, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) mudou a regulamentação dos cosméticos destinados a crianças, além de criar uma cartilha de auxílio aos pais disponível no site da agência. Por lá, é possível saber o que está liberado, além de orientações gerais sobre riscos e o que fazer em casos de contaminação.

Reações alérgicas

As reações alérgicas depois da aplicação de maquiagens e outros produtos inadequados para crianças podem apresentar sintomas como coceira, vermelhidão, inchaço e descamação. Mas o problema é que a alergia pode se manifesta de forma tardia, entre 48 a 96 horas após o contato com a substância. 

“Não fosse só isso, os sintomas demoram cerca de duas semanas para passar”, afirma Yara Mello, alergologista.

Vale lembrar, que mesmo com todos os cuidados, algumas crianças podem sofrer predisposições genéticas para alergias. Nesses casos é importante levá-las a um especialista. 

“Aos primeiros sintomas, os pais ou responsáveis devem lavar a área afetada com água fria e encaminhar a criança a um médico”, indica Yara Mello.

Deixe um comentário