Resgate na Tailândia comove o mundo: com chuva e da falta de oxigênio, socorristas lutam contra o tempo e começam a retirar os garotos

PUBLICIDADE

O mundo acompanha atentamente a força tarefa de resgate que conta com voluntários e especialistas de vários países, das 12 crianças e do técnico de futebol que ficaram presos em uma caverna localizada no norte da Tailândia, depois que uma severa tempestade inundou o interior da gruta.

Uma forte chuva atingiu o norte da Tailândia neste sábado (7), piorando as condições na caverna onde as equipes de resgate travam uma "guerra contra água e tempo" para salvar 12 garotos presos e seu técnico de futebol, com um resgate possível dentro de dias.

Milhões e milhões de litros de água foram drenados do interior da caverna, mas com a eminência da volta de chuvas torrenciais que são comuns neste período do ano na região e com o oxigênio acabando, os responsáveis pelo resgate iniciaram a retirada dos garotos.

As crianças estão sendo retiradas da caverna

De acordo com o portal de notícias online 'G1', o resgate foi antecipado por causa de uma 'janela' do tempo, ou seja, a chuva deu uma trégua e a operação de resgate iniciou a retirada dos garotos. Neste momento segundo as informações da Globo News quatros crianças já estão fora da caverna recebendo cuidados médicos e outros dois estão próximos de serem retirados.

A operação é complexa a retirada contando o trajeto de ida e vinda dos mergulhadores dura aproximadamente 9 horas. O chefe do departamento de saúde de Chiang Rai, Tossathep Boonthong, informou que após deixar a galeria subterrânea os dois primeiros meninos foram levados para um hospital improvisado, perto da caverna, onde passaram por exames físicos. Testemunhas da agência Reuters informaram que eles já foram levados para o hospital da província de Chiang Rai.

Ainda não há informações sobre o estado de saúde dos garotos que já foram retirados da caverna, a expectativa era de que o resgate demoraria cerca de 4 dias, contudo a operação está acontecendo de maneira bem mais rápida. As Informações sobre a chegada dos garotos à superfície ainda são desencontradas.

O mundo aguarda com ansiedade e espera que em breve todos estejam sãos e salvos. Imprensa local afirma que uma entrevista coletiva vai ser dada em breve, a partir das 11h do horário de Brasília, 21h do horário local.

 

Deixe um comentário