Familiares recebem cartas dos meninos presos em caverna e pedidos feitos por eles emociona; veja

PUBLICIDADE

O mundo acompanha a maior força-tarefa de salvamento do planeta que acontece neste momento na Tailândia. Um grupo de garotos, jogadores de futebol e seu técnico estão presos em uma caverna inundada há duas semanas, o local fica dentro de um parque em uma região de mata e montanhas ao norte da Tailândia.

Depois de nove dias desaparecidos, eles foram encontrados por mergulhadores ingleses, o grupo está em uma câmara da caverna que fica aproximadamente 4 km da entrada da mesma. O grupo passeava pelo local quando foram surpreendidos com uma tempestade torrencial que inundou as galerias da caverna, impedindo que os mesmos saíssem de lá. 

Resgate de alto risco

O resgate é considerado de alto risco, isso porque é preciso mergulhar com equipamentos apropriados para conseguir deixar o local, vale ressaltar que nenhum dos jovens e nem o treinador sabem nadar. Especialistas afirmam que o mergulho em caverna é a mais complicada e letal desta modalidade, muitos mergulhadores experientes não se sentem capacitados para fazer tal incursão. 

Os profissionais que estão auxiliando na tentativa de resgate afirmam que o percurso é muito difícil de ser feito, com passagens estreitas e submersas, onde mal dá para passar um mergulhador com seu cilindro de oxigênio. Existe também a possibilidade de se perderem durante o percurso.

Infelizmente, um dos mergulhadores que estava auxiliando no resgate do grupo morreu sem ar quando retornava para o exterior da caverna, depois de levar alimentos para os adolescentes e seu mestre. O grupo está bem alimentado e saudáveis, mas a grande preocupação ainda continua sendo com o nível de oxigênio dentro da câmara onde eles estão e com a possibilidade de voltar a cair chuvas intensas na região.

Cartas aos familiares

Os 12 garotos e o técnico presos em uma caverna do norte da Tailândia há duas semanas conseguiram conversar com seus familiares através de cartas. Embora, muito assustados e com saudades dos familiares e amigos, eles afirmaram que estão bem. O professor dos meninos pediu desculpas às famílias de todos os envolvidos e relatou que jamais teve a intenção de coloca-los em risco.

Integrantes da elite da Marinha tailandesa publicaram neste sábado (7) as mensagens em seu perfil no Facebook. As cartas foram transportadas através de túneis subterrâneos parcialmente inundados ao longo da cavidade subterrânea para serem entregues aos parentes.

Além das boas notícias, as cartas também trazem os desejos dos garotos. Night, que fez aniversário dentro da caverna, escreveu: "Estou bem, só um pouco de frio, mas não se preocupe comigo, não se esqueça da minha festa de aniversário. Mamãe, papai, eu amo vocês e o meu irmãozinho também. Se eu sair, por favor, me tragam um churrasco".

Tan, que é chamado de "Titan" pelos amigos, pediu que o irmão "esteja preparado para me trazer frango frito", segundo a BBC. Uma das mensagens trazidas pelos mergulhadores diz: "Não se preocupem, nós somos fortes", de acordo com a transcrição feita pela France Presse.

O mundo torce para que o resgate possa ser feito o mais rápido possível para que as famílias se reúnam e realizem todos os desejos destes garotos que não abriram mão de viver.

Deixe um comentário