in

Qual o risco de engravidar estando menstruada? Métodos comuns contraceptivos são eficazes? Entenda

Publicidade

Normalmente, os ciclos na maioria das mulheres são de 28 dias. Desta forma, diante ciclos regulares não existe a possibilidade da mulher engravidar estando menstruada, pois é no início do ciclo que os óvulos amadurecem e o útero em uma fase de preparação, por isso não é um periodo fértil.

Seu óvulo demora 14 dias para amadurecer e se tornar fértil contando desde o início do ciclo, portanto, a uma alta possibilidade de se engravidar nos dias 12, 13, 14, e 15 do ciclo, pois o espermatozoide fica vivo no corpo da mulher por três dias e o ovulo vive em média 24 horas.

Após esses dias, ou seja, nos últimos 14 dias do ciclo, se seu óvulo não foi fecundado, o corpo o libera, vindo em forma de sangue – no caso a menstruarão. Assim acontecerá o início do próximo ciclo. Somente se foi fecundado, ele vai para a parede do útero se tornando um embrião.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Enfim, a resposta para a indagação sobre a possibilidade de se engravidar durante a menstruação, é não!  Isso se dá devido ao fato de que quando a mulher está menstruada, o óvulo está se preparando para amadurecer, o que vai ocorrer nos próximos 14 dias seguintes.

Se você não tem um ciclo regular, deve se proteger de outras formas, para isso existe os métodos contraceptivos mais comuns.

Anticoncepcional: existem alguns medicamentos que inibem a eficácia da pílula, mesmo com o uso correto ainda existe a possibilidade de 0,3% de se engravidar, o que pode chegar a 29% se não for usado corretamente, como diz a bula.

Camisinha: apesar de ser um método muito utilizado, a masculina se for colocada corretamente ainda existe 2% de chance de falha, já a feminina 5% e, se não foram colocadas corretamente, aumentam em até 15% a possibilidade de uma gravidez.

Publicidade
Publicidade