Saiba o real motivo pelo qual as orelhas ficam quentes e vermelhas repentinamente

PUBLICIDADE

Quem já não ouviu aquela famosa frase quando as orelhas esquenta de uma hora para a outra: "Estão falando mal de você?". Pois bem, a grande maioria já ouviu ou falou não é mesmo? Basta ver uma orelha 'fervendo' para o famoso bordão ser solto.

A verdade sobre isto é que as orelhas ficam "quentes" e/ou "vermelhas", pois têm uma grande rede circulatória e a pele fininha, que acaba deixando mais visivel o sangue que passa ali neste momento.

Para que isto aconteça, basta que a pessoa tenha um aumento na espessura dos vasos sanguíneos para que a orelha "esquente" e já fique naquele 'vermelhão'. Muitas vezes o processo de vasodilatação ocorre em um único local, um exemplo é quando estás em uma ligação ao celular, e por presionar a orelha por muito tempo, a mesma precisa de mais nutrientes e oxigênio.

Outras vezes, a vasodilatação pode ocorrer no corpo todo. Isso é uma forma de resposta do organismo a situações onde ficamos muito estressados, e essa alteração na circulação só é visível em algumas partes do corpo. Para resumir, a pessoa fica estressada e quem paga "o pato" é a orelha.

Provavelmente foi dai que surgiu a lenda de que "alguém está falando mal de você", imagine a seguinte situação: você está em uma briga ou discussão, ouve e fala insultos, de imediato seu corpo passará pelo estresse, e aí, você sai dessa briga e logo as orelhas 'fervem', o que você diria? 'Fulano está falando mal de mim!'.

Lendas a parte, o fato é de que ao contrário dos ditados populares, a realidade é que neste caso, as 'orelhas quentes' e/ou 'vermelhas' é só um sinal que seu corpo está lhe dando, e não é de fofoca não.

Deixe um comentário