Impressionante: panos de prato contêm bactérias que causam intoxicação alimentar

PUBLICIDADE

Muitas pessoas costumam usar esse item indispensável na cozinha, mas não imaginam o perigo que podem estar correndo caso não os lave frequentemente e da forma correta. Um estudo da Universidade de Mauritus, localizada nas Ilhas Maurício, mostrou que 49% dos panos analisados possuíam bactérias que fazem mal a saúde e que causam intoxicação alimentar.

No total, foram analisados 100 panos de pratos depois de um uso de aproximadamente um mês. Na investigação foram identificadas três tipos de bactérias, entre as encontradas estava a E. coli.

A E. coli é  encontrada naturalmente no intestino humano, mas em excesso pode causar graves problemas a saúde, como intoxicação alimentar, infecção urinária e gastroenterite, dependendo do lugar que o microrganismo se instalar.

A bactéria foi encontrada no pano e em 49 unidades de utensílios da cozinha. Os resultados da pesquisa ainda aponta que as toalhas que são usadas para multiuso, como secar as mãos, louças e superfícies da cozinha, apresenta um maior número de contaminação, assim como os panos molhados em relação aos secos.

A propagação desses organismos, tão prejudiciais a saúde, pode ser ainda pior e maior nas famílias numerosas e com crianças. Pessoas que comem carne também estão mais propicias a encontrar um maior numero de bactérias em seus panos, pois o alimento cru possui micro organismos que e a preparação muitas vezes não é feita da maneira correta e seguir as recomendações de higiene necessária.

Assim a única forma de evitar o problema é usar um pano especifico para cada função em sua cozinha e jamais reutilizar o pano que por um acaso tenha entrado em contado com alimentos crus ou não. Outro ponto importante é manter seus panos secos, trocá-los diariamente e lava-los com frequências e com a higienização necessária.

Deixe um comentário