Combustível: saiba como economizar através dessas 5 dicas práticas

PUBLICIDADE

Para economizar combustível o motorista deve levar em consideração alguns ajustes no carro, além de saber conduzir o veículo corretamente. O primeiro passo é descobrir quanto de combustível o seu carro consome. A melhor maneira de saber é encher o tanque e rodar bastante para ter uma média de consumo por quilômetros rodados, tanto na cidade como na estrada. Sabendo o consumo do seu veículo, coloque em prática as 5 dicas a seguir:

1.Calibre os pneus 

Pneus mal calibrados prejudicam o deslocamento do veículo e podem aumentar o consumo de combustível, pois motor pode ser forçado a girar mais forte. O pneu mal calibrado representa de 1,5% a 3% de aumento no consumo de combustível.

2. Carregue apenas o necessário

Quanto mais peso dentro do veículo maior é o consumo de combustível. Mantenha o carro livre de coisas desnecessárias.

3. Troque a marcha na hora certa  

A marcha é uma importante, mas ela deve ser utilizada da maneira correta. Por exemplo, andar em velocidade acima do que a marcha aguenta, aumenta o gasto de combustível. O mesmo se aplica se você andar a uma velocidade abaixo da marcha colocada.

4. Acelere corretamente  

Acelere o veículo de forma suave mantendo a velocidade dentro da marcha colocada. Pisar demais no acelerador pode aumentar o consumo de combustível.

5. Faça a manutenção do veículo

Peças gastas ou velhas contribuem para o aumento do consumo de combustível. Por isso, é indispensável que você mantenha a manutenção periódica do seu carro, economizando tempo e dinheiro.

Deixe um comentário