Isto é o que o CRAVO-DA-ÍNDIA pode fazer por sua saúde e você ainda não sabe

PUBLICIDADE

Originário da Indonésia, o cravo-da-índia é muito usado para fins culinários, por transferir agradável aroma e sabor às receitas. Mas ele tem potencial para bem mais do que isso! O cravo-da-índia é rico em nutrientes e óleos essenciais importantes para o corpo. Assim, ele atua como antisséptico, cicatrizante, antifúngico, antibacteriano, antioxidantes, analgésico e anti-inflamatório.

O cravo-da-índia é recomendado para tosse, gases intestinais, inflamações, dores de dente, bronquite e também para ajudar a emagrecer, pois o cravo acelera o metabolismo e melhora a digestão, facilitando a perda de gordura. O "culpado" de tantos benefícios é o eugenol, substância que dá ao cravo o odor e a maior parte dos seus poderes medicinais.

Graças ao eugenol, o cravo tem propriedades antissépticas e anestésicas. Também, por causa do eugenol, há pesquisas que apontam a ação do cravo em cânceres do aparelho digestivo e inflamações nas articulações. O cravo ainda tem minerais como ferro, manganês, potássio, selênio e magnésio. Além disso, ele fornece vitaminas como a A, C, K e betacaroteno.

Outra indicação é o óleo. Do cravo se extrai um excelente óleo, que é indicado para unhas fracas, combater micoses de unha e frieira. Mais um ótimo subproduto do cravo é o seu extrato, que acaba com fungos e traças – dissolvido em álcool ou água, pode ser usado como aromatizante ambiental – além disso, misturado com água, funciona como antisséptico bucal. O extrato puro serve também para coceiras em geral e picadas de inseto.

Conheça os dez principais benefício do cravo-da-índia:

1. Analgésico e antisséptico: o cravo alivia dores de dente, na gengiva e inflamações de garganta. É também um bom remédio caseiro para infecções, queimaduras e feridas.

2. Circulação: o cravo-da-índia desintoxica e melhora a circulação sanguínea, favorecendo todo o corpo e estimulando a imunidade.

3. Expectorante: solta o muco presente na garganta e no esôfago. Essa atividade o torna atuante contra a tosse.

4. Acelera o metabolismo:  ele promove o aumento da produção de saliva e dos líquidos responsáveis pela digestão. Isso resulta na queima rápida de gordura.

5. Digestivo: o cravo melhora a digestão, pois aumenta a secreção de enzimas digestivas. Ele combate a prisão de ventre e ajuda em casos de náuseas e mal-estar no estômago.

6. Cãibras: o cravo diminui os espasmos musculares e alivia as cãibras.

7. Antisséptico bucal: atua contra bactérias encontradas na boca e no estômago e favorecendo a eliminação do mau hálito. Ele também funciona como um preventivo contra as cáries.

8. Tireoide: o cravo-da-índia também é benéfico à tireoide e, por isso, atua na prevenção tanto de hipotireoidismo como de hipertireoidismo.

9. Controle do colesterol: o cravo auxilia no controle do colesterol ruim.

10. Anti-inflamatório: pela presença do eugenol, o cravo é um bom anti-inflamatório natural, colaborando para o combate a doenças inflamatórias.

Chá de cravo-da-índia

Para aproveitar os benefícios do cravo, em caso de problemas internos, como inflamações e problemas digestivos, o ideal é que você tome o chá dessa especiaria. É preciso apenas 1 colher (sopa) de cravos-da-índia e um litro de água. O modo de fazer é simples: em um recipiente, coloque a água e os cravos e leve ao fogo, quando começar a formar as bolhinhas de ebulição, deixe por mais dez minutos; e então desligue. Depois é só esperar esfriar um pouco e coar o preparo. É importante beber logo em seguida, no máximo três xícaras por dia.

Óleo de cravo-da-índia

Indicado para unhas fracas, combater micoses de unha e frieira, o óleo de cravo-da-índia é simples de extrair. Para fazê-lo, misture 30 gramas do cravo em 200 ml de óleo de oliva ou girassol; cozinhe em banho-maria por uma hora. Após esfriar, coe e guarde em um vidro limpo e seco. Basta aplicar um pouco dele nas regiões afetadas e você verá o resultado!

Extrato de cravo-da-índia

Esse preparo acaba com fungos e traças. Dissolvido em álcool ou água, pode ser usado como aromatizante ambiental. Misturado com água, funciona como antisséptico bucal. O extrato puro serve também para coceiras em geral e picadas de inseto.

Para fazer, coloque em um vidro escuro 100 gramas de cravo-da-índia e um litro de cachaça. Misture e deixe guardado por no mínimo dois meses. Está pronto para uso quando o líquido fica marrom.

Importante: o cravo-da-índia é contraindicado a mulheres grávidas ou em fase de lactação, além de crianças menores de 6 anos e pacientes com problemas gastrointestinais e doenças neurológicas.

Deixe um comentário