Doença de Whindersson Nunes é mais grave que parece

PUBLICIDADE

Saúde é tudo, como mostra uma matéria do site Metrópoles. Um dos maiores youtubers do mundo, Whindersson Nunes está com esteatose hepática. O problema, conhecido comumente como “gordura no fígado”, não costuma apresentar sintomas.

Em vídeos publicados na função Stories de seu perfil no Instagram, Nunes explicou que a descoberta da enfermidade ocorreu após exames de rotina. “Tem que melhorar a saúde, né? Já não basta ir para a barriga, a gordura vai para o fígado”, brincou ele.

Youtuber assustou internet com revelação

Também no Instagram, Whindersson postou uma foto mostrando que os cuidados estão dando resultados não apenas na saúde, mas também no corpo, já que ele está bem mais magro. “Fiz um exame e a doutora disse que eu tinha gordura no fígado que podia evoluir pra um câncer! Comecei a correr TODOS OS DIAS há 43 dias. Cuidem da sua saúde, eu ia me arrombando, viu?” escreveu.

Câncer de fígado é muito letal e tem atingido jovens

O câncer de fígado é dividido em duas categorias: o primário do fígado e o secundário, ou metastático (originado em outro órgão e que atinge também o fígado). O termo "primário do fígado" é usado nos tumores originados no fígado, como o hepatocarcinoma ou carcinoma hepatocelular (tumor maligno primário mais freqüente que ocorre em mais de 80% dos casos).

Outro é o colangiocarcinoma (que acomete os ductos biliares dentro do fígado), angiossarcoma (tumor do vaso sangüíneo) e, na criança, o hepatoblastoma. É o que mostram informações publicadas pelo site do INCA, o Instituto Nacional do Câncer. 

Apesar de não estar entre as neoplasias mais prevalentes, o câncer hepatobiliar requer alta complexidade no seu diagnóstico e proficiência no tratamento. Porém, de acordo com os dados consolidados sobre mortalidade por câncer no Brasil em 1999, o câncer de fígado e vias biliares ocupava a sétima posição, sendo responsável por 4.682 óbitos.

Deixe um comentário