Jovem é diagnosticado com doença rara após treino comum na academia

PUBLICIDADE

Jared Shambuger, 17 anos, sentiu dores terríveis, após uma sessão de musculação de 90 minutos. O adolescente pegou muito pesado na academia, mas não eram só as dores que o incomodavam, ele também estava inchando. Após algum tempo, as dores nem sintomas passavam. Assim, ele pesquisou os sintomas no Google e sua mãe o levou no medico. Por fim, Jared passou 5 dias no hospital e descobriu uma doença rara.

Jared foi diagnosticado com Rabdomiólise, uma doença rara que é a danificação dos seus músculos pelo levantamento de peso constante. “Rabdomiólise é uma condição que acontece quando você tem a ruptura dos músculos e as proteínas relacionadas a essa quebra, que chegam ao seu sangue, podem causar um severo dano aos rins", explica a médica Martha Pyron. Normalmente, a doença é mais agressiva, causando falha nos rins e até a morte; mas, no caso do adolescente, os cinco dias no hospital resultou em sua recuperação.

O que causa a Rabdomiólise

Pode acontecer com pessoas idosas que ficam muito tempo em repouso, por estar se recuperando de alguma cirurgia. Também é comum em pessoas que sofrem um trauma físico ou choque elétrico. Em alguns casos, bem raros, a doença aparece também em pessoas que usam remédio para diminuir os níveis do colesterol.

Outro caso raro é o que aconteceu com Jared, adolescente saudável, mas que abusou dos exercícios físicos na academia; até levantamento de pesos leves podem provocar a doença. “Se você malha demais e malha além da dor, que é um sinal da doença, pode causar Rabdomiólise", desataca a médica. As condições são raras: são apenas 25 casos em 2,5 milhões de pessoas.

Quais os sintomas

Dores musculares, que geram dificuldade para locomoção; inchaços sem melhoras; e, em casos piores, urina escura. Outra coisa que pode colaborar com o aparecimento da doença é a desidratação e o superaquecimento.

Deixe um comentário