Coentro: uma planta que esconde mil e um benefícios para a saúde humana

Coentro é uma planta rasteira que se parece muito com a salsinha. Ambos são diuréticos, mas o coentro esconde benefícios surpreendentes para a saúde.

PUBLICIDADE

Nativo do Oriente, o coentro é uma planta que oferece muitos benefícios a saúde. Rico em minerais, vitaminas e propriedades medicinais. Seu chá, já na antiguidade era utilizado para tratar problemas de estômago, problemas intestinais e também como regulador diurético.

De acordo com as propriedades encontradas na planta, ele é um ótimo diurético natural e por isso é utilizado amplamente para emagrecer. Nutricionistas recomendam o uso do chá para desinchar e também sucos que levam a planta como ingrediente.

Sendo o coentro diurético, ele oferece aos rins uma melhor condição para o desempenho renal. Com efeito, isso é positivo, tanto que pacientes que sofrem de insuficiência renal, comumente recorrem aos benefícios oferecidos pela planta.

A planta oferece boa quantidade de minerais como ferro, magnésio, manganês e fibras que auxiliam na dieta. Igualmente, tem um alto teor de vitaminas do grupo A e K, e B, C e E. 

Acrescentamos ainda, que a planta é composta por substancias calmativas, essas por sua vez, ajudam no relaxamento muscular. Fator importante para quem deseja viver melhor.

Benefícios do coentro

De acordo com pesquisas, a planta é diurética o que facilita a limpeza dos rins. Portanto, consumir o chá diariamente todas as manhãs, vai ajudar a manter o organismo limpo dos resíduos e toxinas. Bem como, vai ajudar um melhor funcionamento desse órgão.

O coentro possui propriedades anti-inflamatórias e por isso é muito recomendado no tratamento e alivio das dores provocadas pela artrite. Embora, seja uma doença degenerativa, o uso continuo do chá atenua as crises de dores e pode melhorar sua qualidade de vida.

Também se recomenda o chá para pessoas que sofrem de reumatismo, artrite reumatoide, artrose e dores musculares.

A infusão promove uma melhor digestão, por ser diurético, a bebida acelera a digestão, ajudando inclusive, quem deseja emagrecer.

Por ter efeito anti-bactericida, o chá também pode ser um grande aliado no tratamento de colites e diarreia. Portanto, quando um paciente esta passando por esse contexto, é suficiente consumir o chá 3 x ao dia para se livrar das bactérias que provocam esse distúrbio.

Por ser rico em ferro, o coentro é indicado como remédio natural para a anemia. Tanto na prevenção quanto durante o tratamento médico normal, a planta pode reforçar a quantidade de ferro no organismo.

Para pessoas que sofrem de baixa imunidade, o coentro pode ser uma alternativa saudável e resolver esse problema. De acordo com suas vitaminas, principalmente a C encontrada em abundância na planta, seu chá é super nutriente e ajuda a levantar as defesas. Prevenindo assim, inúmeras doenças.

Graças a suas propriedades medicinais, ele também pode ser um regulador do açúcar no sangue. O que ajuda inclusive a manter as taxas baixas e contempla os diabéticos.

Enfim, o coentro é uma planta maravilhosa, infelizmente poucas pessoas conhecem seu poder medicinal. Mas saiba, que na antiguidade ele era o ingrediente principal de muitos remédios caseiros e era também, a salvação para tantas patologias outrora desconhecidas para a aquele período.

Contraindicação

Não encontramos contraindicações expressivas, apenas que a planta não deve ser consumida em excesso, pois seu consumo excessivo pode causar alucinações.

Contudo, vale lembrar, que nenhum remédio deve ser consumido sem orientação médica, mesmo os remédios naturais. A qualquer momento, procure seu médico e siga suas respectivas orientações.

Chá de coentro

Ingredientes

  • 2 ramos de coentro fresco e orgânico
  • 300 ml de água fervendo

Preparo

Leve a água ao fogo e espere ferver. Posteriormente coloque os ramos de coentro fresco e lavados. Deixe ferver por 5 minutos apenas. Desligue o fogo e deixe repousar. Enfim, coe a bebida e consuma.

Suco de coentro para acelerar o metabolismo

Ingredientes

  • 2 fatias de abacaxi
  • 2 ramos de coentro fresco
  • raspas de gengibre
  • suco de meio limão

Preparo

Leve ao liquidificador o abacaxi, o coentro e o gengibre. Bata tudo até obter uma mistura homogênea. Posteriormente, se achar necessário coe a bebida e misture o suco do limão. Importante é consumir assim que fizer.

Recomendamos o consumo em jejum e se possível caminhar 20 minutos depois, pois a bebida é excelente para queimar gordura e acelerar o metabolismo.

Gostou? A equipe agradece sua visita, volte sempre!

Por Priscilla Rodighiero

Deixe um comentário