Bolsonaro lidera pesquisa e Globo o ignora mais uma vez no Jornal Nacional

PUBLICIDADE

A relação entre o pré-candidato à Presidência da República, Jair Bolsonaro (PSL), e a Rede Globo não é das melhores há algum tempo e teve mais um episódio nesta terça-feira (5).

Pela manhã, o instituto DataPoder360 divulgou mais uma pesquisa eleitoral. Sem Lula, que está preso e não deve concorrer por conta da Lei da Ficha Limpa, Bolsonaro lidera de ponta a ponta.

O deputado federal é o primeiro colocado em todos os cenários do primeiro e do segundo turno. Bolsonaro varia entre 21% e 25% nos cenários pesquisados. O segundo colocado, Ciro Gomes (PDT), tem entre 11% e 12% –  menos da metade da porcentagem alcançada por Bolsonaro.

 O Jornal Nacional que foi ao ar na noite desta terça-feira não divulgou o resultado da pesquisa e reacendeu a polêmica entre a maior emissora do país e o pré-candidato que lidera a corrida presidencial.

Em março, Bolsonaro ameaçou processar a Rede Globo porque a emissora não cobriu o anúncio de sua pré-candidatura como fez com todos os outros concorrentes. A emissora não explicou porque ignorou Bolsonaro.

Em relação às pesquisas, a Globo tem optado por divulgar levantamentos de institutos mais conhecidos, como Datafolha, Ibope e Vox Populi. As pesquisas do DataPoder360 e do Paraná Pesquisas não são divulgadas pela emissora.

Essa relação entre Bolsonaro e Globo deve ficar ainda mais acirrada conforme avançar a corrida presidencial. Os debates na TV prometem ser um episódio à parte. Há certas regras que poderiam impedir a participação de Bolsonaro, que está em um partido menor.

Por outro, o deputado federal lidera a corrida com certa vantagem sobre o segundo colocado e sua não participação em debates poderia ser encarado como perseguição e aumentar seu capital político. Até outubro muitas polêmicas ainda vão acontecer envolvendo o político e a emissora.

 

Deixe um comentário